Papaiz anuncia encerramento de operações da unidade na Bahia

Empresa vai transferir operação para o interior de São Paulo até final deste ano

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 05:00

Vai fechar

Dez anos depois de anunciar um investimento de R$ 25 milhões para automatizar e ampliar a sua capacidade de produção na Estrada de Pirajá, a Papaiz e a La Fonte anunciaram a transferência das operações em Salvador para a cidade de Porto Feliz, em São Paulo. Segundo um comunicado da empresa, a mudança é uma decisão alinhada às estratégias de consolidar suas operações, “concentrando-se em localidade próxima à cadeia de suprimentos, facilitando o escoamento para melhor atender a demanda do mercado brasileiro”. A partida começa logo depois do Carnaval, na segunda quinzena de fevereiro e deve ser finalizada até o final deste ano. A empresa informa ainda que já está em discussão com os trabalhadores, através do sindicato, para lhes prestar todo o apoio possível e estudar iniciativas para facilitar as recolocações no mercado de trabalho.

Novos planos

A fábrica da tradicional marca de cadeados chegou a empregar mil pessoas em Salvador. Em 2015, a Papaiz foi adquirida pelo grupo sueco Assa Abloy. Na época, os planos anunciados pelos então novos controladores era expandir a fábrica para transformar a unidade de Salvador em um polo exportador e aumentar o portfólio de produtos fabricados. Pelo jeito, o tempo mudou tudo. De origem italiana, a Papaiz foi fundada no Brasil em 1952. A empresa foi pioneira ao inserir o conceito de estilo e design no mundo dos cadeados e fechaduras residenciais.

Sinal verde

A Galvani recebeu a licença de instalação do Inema para a produção de fosfato em Irecê, o que vai permitir à empresa duplicar a produção de fertilizantes, também na Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, com um investimento previsto de R$ 340 milhões. Com a autorização, a empresa projeta saltar de 600 mil toneladas por ano para 1,2 milhão de toneladas/ano. Como próximo passo, a Galvani iniciará a instalação da unidade de produção e, em paralelo, fará os estudos para solicitar a licença de operação. Durante esta fase, é estimada a geração de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos. A previsão é que as obras comecem ainda este ano, e a operação inicie no começo de 2026. A empresa atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Campo Alegre de Lourdes. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista, além de estar desenvolvendo um novo projeto de fertilizantes no Ceará.

A ver navios

Joint ventura da Hapag-Lloyd e Norsul, a Norcoast chega para movimentar o mercado de navegação costeira do Brasil, que passou quase 20 anos sem novos entrantes. É uma ótima notícia para o setor portuário brasileiro, mas lamentável para a Bahia, uma vez que o navio terá uma rota semanal saindo de Santos para Paranaguá e subindo direto para Suape, Pecém e Manaus, sem passar por aqui. Com infraestrutura robusta e integração multimodal, a Norcoast aposta em um serviço de porta-a-porta: buscando e entregando a carga direto ao cliente. Os navios contam com janelas de embarque e desembarque nos mesmos dias e horários, possibilitando um planejamento mais adequado, aumentando a eficiência logística e trazendo como vantagem a regularidade de capacidade com similaridade. As embarcações terão rotação semanal, entre Santos e Manaus, retornando novamente pelos mesmos portos, completando uma jornada de cerca de 13 dias de duração. Todos os navios possuem bandeira e tripulação 100% brasileira. O único defeito é passar direto pela Bahia…

No Top 10

O Conjunto Eólico Umburanas, operado pela Engie Brasil Energia, nos municípios baianos de Umburanas e Sento Sé, colocou quatro dos seus parques no top 10 mensal de maiores fatores de capacidade do país, segundo ranking elaborado com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgado pelo portal do ePowerBay. Destaque para os parques 8 e 16, que configuraram quatro vezes no top 10. O ranking operacional eólico compara parques com diferentes tecnologias e diferentes regiões do país. Em 2023, o conjunto eólico produziu 1,6 milhão de MWh, suficiente para abastecer, por ano, mais de 100 mil residências. Em fase de implantação no município de Gentio de Ouro (BA), o Conjunto Eólico Serra do Assuará, o novo empreendimento da companhia, vai agregar mais 846 MW de capacidade instalada ao portfólio da empresa. Quando concluído, Serra do Assuruá terá capacidade instalada de quase 1 GW, equivalente à energia necessária para abastecer cerca de 6 milhões de pessoas.

Estreia

A Ovvi, marca de acessórios de tecnologia da Vivo, faz sua estreia no Carnaval como marca oficial de acessórios do Camarote Salvador. E para celebrar a chegada, a marca desenvolveu uma coleção exclusiva para garantir que os visitantes aproveitem a festa com liberdade e energia.

Renda extra

Para 31% da população, o Carnaval é uma boa oportunidade para conseguir renda extra, aponta uma pesquisa do Terra, com 57 mil respondentes em todo o Brasil. O comércio de bebidas e comida durante os dias de folia são apontados como as principais oportunidades de trabalho com 29% e 22%, respectivamente. Ao serem questionados sobre a forma de pagamento mais utilizada, o Pix aparece isolado na primeira posição com 44% e dinheiro (31%) na segunda colocação.

Ocupação

O Camarote.Com ampliou em 28% o volume de contratações para o Carnaval deste ano, chegando a 400 pessoas para a pré-folia e os dias da festa.

Pé na estrada

De amanhã até a Quarta-Feira de Cinzas (14/02), mais de 370 mil veículos devem trafegar pelo Sistema BA-093, projeta a Concessionária Bahia Norte.