A contrarrevolução da letra cursiva

Após anos escanteados, papel e caneta voltam ao centro das ações educacionais

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 3 de fevereiro de 2024 às 16:00

Escrever à mão traz vantagens que não podem ser substituídas pelo uso do teclado Crédito: Shutterstock

À medida que a revolução digital avança, saberes, costumes, tradições, equipamentos, artes e ofícios são esquecidos, extintos ou viram artigos de nostálgicos inveterados. Não faltam exemplos, do telefone público ao disco de vinil. A escrita à mão era dessas práticas já sentenciadas à morte. Era. Novas pesquisas indicam que segurar um lápis ou uma caneta para desenhar letras, palavras e frases e assim dar forma a pensamentos apresenta vantagens que não podem ser substituídas pelo ato de usar a ponta dos dedos para bater em pequenas teclas para palavras surgirem em uma tela brilhante.

Nada como um dia depois do outro: após 14 anos, as escolas da Califórnia estão novamente obrigadas a ensinar as crianças a escreverem com papel e caneta. A Califórnia é o estado mais rico dos Estados Unidos – a nação mais rica do mundo -, e onde se localiza o Vale do Silício (Silicon Valley), justamente o centro nervoso da revolução digital, sede das maiores companhias de tecnologia do globo. Lá, a letra cursiva foi extraída dos currículos escolares em 2010. O movimento da Califórnia não é isolado. Outros 20 estados americanos também estão reintroduzindo o ensino da letra cursiva para suas crianças. Tendência também observada no Canadá, que também havia retirado a obrigatoriedade do ensino da letra cursiva.

No Brasil e em países da Europa Ocidental, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Alemanha a letra cursiva nunca foi abandonada. Porém, o papel e a caneta perdem cada vez mais espaço para os teclados.

E o que mudou?

Em entrevista à BBC, a neurocientista Claudia Aguirre, que mora na Califórnia, apontou que "mais e mais pesquisas sustentam a ideia de que escrever letras em cursivo, especialmente em comparação com digitar, ativa caminhos neurais específicos que facilitam e otimizam o aprendizado e o desenvolvimento da linguagem".

A mesma reportagem apresentou as conclusões dos estudos de Karin James, professora de Ciências Cerebrais e Psicológicas na Universidade de Indiana (EUA), e de Virginia Berninger, especialista da Universidade de Washington. Karin aplica suas pesquisas em crianças de 4 a 6 anos e observou que aprender as letras por meio da escrita à mão ativa redes do cérebro que não são ativadas pela digitação num teclado. Isso inclui áreas cerebrais que têm papel crucial no desenvolvimento da leitura. Já Virginia observou que a escrita cursiva, os materiais impressos e a digitação usam funções cerebrais relacionadas, porém diferentes. E que na digitação em teclado, os movimentos do dedo são os mesmos para qualquer tecla de letra, e se as crianças apenas aprenderem a digitar, elas vão perder a chance de desenvolver habilidades obtidas ao compreenderem e dominarem a capacidade de escrever.

Um estudo italiano, também citado pela BBC, concluiu que o aprendizado da letra cursiva melhora a habilidade da leitura e ajuda a memória e o aprendizado das palavras, o que leva a muitos educadores a temerem que um abandono da escrita à mão piore o desempenho de alunos em sua capacidade de ler textos. Uma outra vantagem é a diminuição da exposição das crianças à tela, algo que se intensificou na crise sanitária mundial provocada pela covid-19 e é responsável por alertas de sociedades de pediatria de vários países sobre uma possível epidemia de miopia, entre outros males.

OMS lista os melhores e piores tratamentos para dor de coluna

Uma a cada 13 pessoas no mundo tem problema na lombar Crédito: Shutterstock

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nessa semana diretrizes traçadas por um painel de especialistas para tratar dores na região lombar (parte inferior da coluna, entre as costelas e a linha dos glúteos). A organização enfatiza que esse é o problema de saúde mais incapacitante no mundo. Em 2020, ainda de acordo com a OMS, aproximadamente 1 a cada 13 pessoas (ou 619 milhões de indivíduos) tiveram pelo menos um episódio do problema, 60% a mais que em 1990. Em 2050, prevê a entidade, a condição afetará 843 milhões de pessoas. As diretrizes apresentam os tratamentos contra a dor lombar que possuem algum grau de evidência positiva — em que os benefícios superam os riscos.

Tratamentos contra a dor lombar que possuem algum grau de evidência positiva

*Educação/aconselhamento estruturado e padronizado;

*Programa estruturado de exercícios físicos;

*Acupuntura e outros métodos de agulhamento terapêutico;

*Terapia manipulativa espinhal (um tipo de massagem);

*Massagem;

*Terapia comportamental operante (um tipo de psicoterapia);

*Terapia cognitivo comportamental (um tipo de psicoterapia);

*Anti-inflamatórios simples (como ibuprofeno e diclofenaco);

*Preparações tópicas (aplicadas na pele) à base de pimenta-caiena - Capsicum frutescens;

*Cuidados biopsicossociais amplos.

Tratamentos que devem ser evitados pois não há comprovação de que funcionam

*Tração (equipamentos e técnicas que prometem aliviar a pressão e a dor na coluna);

*Ultrassom terapêutico;

*Estimulação elétrica transcutânea (Tens);

*Cintos e suportes lombares;

*Remédios da classe dos opioides;

*Antidepressivos, anticonvulsivantes; relaxantes musculares esqueléticos, corticoides, anestésicos injetáveis e remédios contra a obesidade;

*Os fitoterápicos Garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens) e Salgueiro (Salix spp)

Meme da semana

null Crédito: reprodução internet

O baiano Davi provocou polêmica no BBB ao chamar outro confinado de ‘calabreso’. O público foi ao Google buscar o significado da suposta ofensa. A palavra foi inventada pelo carioca Toninho Tornado, que cria apelidos trocando o gênero das palavras.

Mais lidas da semana de 26 de janeiro a 1 de fevereiro

1ª) Paciente tem o crânio removido para lavagem do cérebro após infecção hospitalar. bit.ly/47ZDUnq

2ª) Boletim médico sobre estado de saúde de Vanessa Lopes é divulgado. bit.ly/3HQEMzP

3ª) Salvador ganha novo bairro; saiba onde e o que tem na região. bit.ly/3OQVJyn

4ª) O quarto poder do CAB: centro administrativo é a meca dos ebós. bit.ly/4864GKG

5ª) Davi prepara café 5 da manhã, brothers reclamam e web vibra: 'Vingança é um prato que se come frio'. bit.ly/3UqLRPf

6ª) Após abrirem relação, Mariana Lima e Enrique Diaz terminam casamento de 26 anos. bit.ly/49lgOZc

7ª) Mulher de Davi, do BBB 24, vende lanches em frente a hospital de Salvador. bit.ly/3HKyXE5

8ª) Após três dias, carreta continua bloqueando trânsito no Salete. bit.ly/3SI2O6n

9ª) Caetano e Bethânia celebram aniversário de 89 anos do irmão, Rodrigo: 'Amado por todos'. bit.ly/3OsuZns

10ª) Comando no comando: facção faz cobrança de “pedágio” e até incendeia lojas e carros na BA. bit.ly/3SIK7jb