Nem o vinho se salva mais; agora só pode beber suco

Pesquisas indicam que bebida alcoólica inflama organismo e possui substâncias cancerígenas

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 2 de março de 2024 às 16:00

Segundo Organização Mundial da Saúde, não existe dose segura para o consumo de álcool Crédito: shutterstock

Um brinde Pesquisas recentes acabaram de mudar o status do vinho tinto. Acreditava-se que a bebida traria benefícios ao coração caso consumida moderadamente, até uma taça por dia. Muitas recomendações médicas depois, os estudos indicam que não é bem assim. Para tristeza de muitos.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc na sigla em inglês), passou a colocar o consumo de qualquer bebida alcoólica como um fator de risco para tumores. Um alerta que já havia sido feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende não haver dose segura para a ingestão de álcool. Existem evidências que certas substâncias derivadas do álcool são agentes carcinogênicos, e que o consumo frequente favorece processos inflamatórios e o aumento da pressão arterial. Há, ainda, problemas psicológicos, como o alcoolismo, um grave problema de saúde pública em todo o mundo.

A boa fama do vinho vem da dieta mediterrânea, considerada a mais completa do mundo. A ciência passou a se debruçar sobre ela quando as estatísticas mostraram que a população de pequenas cidades à beira do Mar Mediterrâneo era a que apresentava, além de invejosa longevidade, a melhor saúde do coração em todo o mundo. A mesa dessa gente tem uma oferta balanceada de nutrientes, com frutas, hortaliças, grãos integrais e pescados, além do vinho, claro que sem exageros. Mas os habitantes dali também tem um outro estilo de vida, quase que rural: costumam praticar atividade física ao ar livre, cultivam relações familiares e gerenciam bem o estresse.

E o que aconteceu para a bebida passar para o lado dos vilões? Ciência. A mesma ciência que antes exaltava as qualidades e benefícios do vinho. E não há nada de errado nisso. A ciência se move por avanços e recuos em busca de uma verdade que pode nunca ser descoberta. Se há alguns anos as evidências apontavam que o vinho fazia bem, elas (evidências) agora apontam o contrário. As novas evidências vieram com análises feitas com o uso de novas tecnologias e metodologias de investigação. E pode ser que no futuro, novas pesquisas indiquem que o vinho é sim benéfico.

Atualmente, o melhor seria substituir o vinho pelo suco de uva (que é quase um vinho sem álcool). O suco mantém as características que fizeram a boa fama do vinho sem ter o risco do álcool. Para quem deseja fazer essa troca, a orientação é a de preferir os integrais, feitos 100% com uvas (muitos são uma mistura de uva e maçã), sem conservantes ou adição de açúcares.

E para o suco fazer bem mesmo, mantenha os amigos à mesa, o papo bem temperado e divertido, bem como o clima de celebração; e deixe o celular desligado, as preocupações e o relógio do lado de fora da sala. Aliás, as evidências científicas também têm mostrado que felicidade e longevidade estão diretamente ligadas a interações sociais de qualidade. Saúde!

Conheça as novas regras da previdência privada

As regras para a previdência privada no país mudaram. O objetivo do governo é o de tornar esse tipo de investimento mais atrativo para os poupadores. Atualmente, segundo o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), os planos de previdência privada contam com cerca de R$ 1,4 trilhão em investimentos. As mudanças trazidas pelas resoluções valem apenas para novas adesões.

Uma das principais alterações é a determinação de que os planos instituídos - que são aqueles que contam com contribuições por parte dos patrocinadores - estabeleçam cláusula de adesão automática de participantes. Ou seja, quando uma pessoa é contratada por uma empresa que oferece planos de previdência aos empregados, ela será automaticamente incluída no plano. Antes, o novo funcionário precisava manifestar interesse em aderir ao plano.

Outra mudança importante é a responsabilidade que as seguradoras devem ter com o suitability (termo em inglês que se refere ao ajustamento entre o perfil dos participantes e o tipo de investimento). Quando notar um desajuste, a empresa responsável pelo plano deverá alertar o poupador. Assim, por exemplo, quando uma pessoa estiver perto de se aposentar, ela deve ser orientada a ter mais renda fixa (CDBs, Tesouro Direto) que renda variável (ações, fundos imobiliários) na carteira de previdência.

A hora de escolher como se dará a forma de usufruir dos benefícios também é uma novidade das resoluções 463/2024 e 464/2024.

Anteriormente, a escolha acontecia quando o participante aderia ao plano. Isso causava situações, por exemplo, de uma pessoa de 20 anos ter que escolher como receberia os valores ao completar 65 anos. Com a mudança, a decisão pode ser tomada apenas quando o participante estiver se aproximando do período de fruição dos recursos acumulados.

Outra grande mudança é mais liberdade para os participantes escolherem a forma que receberão a renda. Antes havia a escolha se seria o recebimento de todo o valor acumulado de uma única vez, ou de forma mensal por um período específico, ou de forma vitalícia (todos os planos são obrigados a oferecer essa opção). Agora, o poupador poderá fazer a escolha pouco tempo antes da fruição e, inclusive, fazendo uma combinação de formas. Por exemplo, escolher parte do acumulado em renda mensal por um determinado período, e outra parte de forma vitalícia.

Meme da semana

null Crédito: Reproduçao

A luta entre Popó e Kleber Bambam estava cercada de expectativa. O ex-BBB chegou a prometer "chocar o mundo". O público, curioso, esperou horas por um confronto que durou 36 segundos. Restou a frustração e o bom humor para lidar com a situação.

MAIS LIDAS DA SEMANA ENTRE 23 E 29 DE FEVEREIRO

1ª) Saiba quem são as pessoas que mais atraem o mosquito da dengue. bit.ly/49RUwic

2ª) Estudante de medicina entra com processo contra faculdade particular após ser impedida de continuar curso. bit.ly/3TjRmOT

3ª) Estudante de medicina que processou faculdade tem matrícula cancelada por ordem da Justiça. bit.ly/48DXPsr

4ª) Entenda o que está por trás da crise dos restaurantes de luxo em Salvador. bit.ly/49U9rbB

5ª) Embasa reduz fornecimento de água em Salvador e RMS e prevê impacto no abastecimento. bit.ly/3Ijw8u1