Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Confira na íntegra a coluna de Paula Theotonio
Paula Theotonio
Publicado em 20 de setembro de 2024 às 00:17
O Brasil é o terceiro maior mercado para as exportações de Vinhos Verdes, segundo dados da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). E ainda assim, grande parte da população brasileira ainda desconhece a pluralidade de estilos produzidos na área vitivinícola, chegando a pensar que os brancos ligeiros e aromáticos são a única opção.
Com a proposta de apresentar a diversidade e a complexidade dos brancos, rosés e tintos da região produtora, a Grande Degustação de Vinhos Verdes desembarca em Salvador nesta quinta-feira (26). Promovido pela CVRVV, entidade responsável pela certificação e promoção da denominação de origem, o evento acontece das 14h às 19h no Fera Palace Hotel com uma programação exclusiva para profissionais da área, incluindo trade e imprensa.
Mais de 100 vinhos de 15 vinícolas distintas serão apresentados em degustação livre. O público poderá provar garrafas de 3 Rostos, Adega de Monção, Adega de Ponte de Lima, Aveleda, Barcos Wines, Carneiro Wines, Encosta do Grandinho, Manuel Costa & Filhos, Quinta d`Amares, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta do Tamariz, Quinta São Gião, Sogrape e Vercoope.
Em paralelo, haverá duas degustações comentadas pelos wine educators Alexandre Lalas e Alexandre Takei, incluindo apresentação e prova de uma seleção mais criteriosa de rótulos de Vinho Verde para convidados, especialmente importadores e sommeliers.
Essa é apenas uma das iniciativas de promoção empreendidas pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em 2024, que já passou por Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e encerra suas ações em São Paulo. A CVRVV é uma associação regional de carácter interprofissional, coletiva de direito privado, que tem por objeto assegurar a gestão estratégica e a proteção jurídica da Denominação de Origem (DO) "Vinho Verde" e da Indicação Geográfica (IG) "Minho", em representação dos respectivos interesses profissionais da produção e do comércio e de garantir o controlo oficial associado à certificação das referidas DO e IG.
Um bom match entre vinhos de Portugal e comida baiana
O português Pedro Tamagnini, produtor à frente da vinícola Quinta dos Avidagos, estará em Salvador ao lado de Rafaela Xavier, embaixadora da vinícola no Brasil, para uma agenda de degustações especiais.
Uma delas, no dia 25 de setembro, celebra rótulos exclusivos da marca em um jantar harmonizado especial, assinado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. O evento acontecerá às 19h no Fera Rooftop, restaurante do Grupo Origem, no terraço do Fera Palace Hotel. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (71) 99653-5703.
Também na programação está a Masterclass Avidagos, exclusiva para convidados. A convite da marca, o sommelier do Grupo Fasano, Manoel Beato, fará uma apresentação de rótulos exclusivos da vinícola portuguesa, fundada no século XVIII. A ação acontecerá no restaurante do Fasano Salvador às 15h.
A Quinta dos Avidagos carrega um verdadeiro patrimônio português em seus vinhedos. Suas vinhas centenárias produzem uvas de altíssima qualidade, que refletem o terroir único da região do Douro e vêm conquistando cada vez mais prêmios e paladares. Os vinhos são importados para a capital baiana pela Abbo Wine & Foods, em parceria com a Arruda Distribuidora