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Da Redação
Publicado em 4 de maio de 2017 às 14:44
- Atualizado há 2 anos
Por que os comissários de bordo sempre nos pedem para colocar os assentos na posição vertical para decolagens e pousos?Há duas razões principais para isso. A primeira é que há estudos que comprovam que, se houver um impacto nestas fases críticas do voo, a chance de ferimentos é menor se o assento estiver na vertical. A segunda é que, se o assento estiver reclinado, certamente irá bloquear (ou atrasar) a passagem dos passageiros da fileira de trás, o que não seria desejável no evento de uma evacuação de emergência.O que é feito para garantir a saúde dos dois pilotos durante o voo?Esta é uma pergunta bem abrangente. Há responsabilidades por parte de três entidades envolvidas: a companhia, a autoridade aeronáutica e também o próprio aviador. Vou citar as principais. A companhia tem por obrigação legal fornecer o tempo de descanso adequado antes do voo, substituir o profissional em caso de doença ou mal-estar, servir refeições diferentes aos dois pilotos (para evitar que os dois passem mal, caso haja contaminação), entre outras. À autoridade aeronáutica cabe a fiscalização. Os pilotos precisam obedecer à lei quanto ao descanso, evitar bebidas alcoólicas durante um período de 8 a 24 horas antes do voo (o valor mínimo é 8, mas pode ser alterado de acordo com o país ou política da companhia) e se declarar incapacitado em caso de doença ou mal-estar.É realmente possível, como nos filmes, caso os dois pilotos morram, que um passageiro pouse um avião se for orientado pela torre?A não ser que este passageiro tenha treinamento para isto, não. É difícil até que consiga operar o rádio para falar com os controladores. Entrando no campo das hipóteses, caso o passageiro consiga contato com o solo, o que seria possível (mas não fácil) seria ensinar o passageiro a programar o avião para um pouso automático. Aí estariam as maiores chances de sobrevivência. >