Quero comprar um monomotor mas nunca pilotei. É muito difícil aprender?

Por Ricardo Oliveira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Para identificação. Cada cabeceira de uma pista de aeroporto recebe um número que é o mais próximo de sua orientação magnética, em graus, em relação ao Norte. Por exemplo, a pista principal do aeroporto de Salvador tem as cabeceiras 10 e 28. A 10 corresponde a 100 graus (praticamente apontando para Leste) e a cabeceira 28 corresponde a 280 graus (aproximadamente Oeste).

Ouvi dizer que os pilotos treinam em simuladores com frequência. Isto realmente ajuda na segurança?

Ajuda, e muito. Em um voo normal não é possível simular algumas manobras, como falhas hidráulicas, falhas nos motores, ventos extremos, neve, entre muitas e muitas outras. Também é fato que os simuladores são extremamente fiéis à realidade, proporcionando uma imersão e permitindo que os pilotos se acostumem e se familiarizem com todas as falhas possíveis, para que tenham sucesso se algo acontecer na vida real.

Eu quero comprar um avião para voar com minha família, provavelmente um monomotor. Tenho 48 anos e nunca pilotei. Seria muito risco?

A aviação é fascinante, mas pode ser mortal. Meu conselho para você é escolher uma boa escola de aviação e se formar como piloto privado. No meio do curso já vai dar para ter uma noção do seu talento pra coisa. Se você se formar, tenha em mente que você precisa seguir as regras de acordo e se dedicar muito. Também acho válido aprender e praticar voo por instrumentos. No geral, é seguro, porém, leve a sério. Se precisar de alguma ajuda, pode entrar em contato por e-mail.