RODRIGO DANIEL SILVA

A vantagem de Bruno Reis sobre os adversários nas eleições

O prefeito de Salvador terá vantagem de tempo de TV e rádio, segundo cálculo feito pelo Ismerim Advogados Associados

  • Foto do(a) author(a) Rodrigo Daniel Silva
  • Rodrigo Daniel Silva

Publicado em 2 de maio de 2024 às 15:42

Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Prefeito de Salvador, Bruno Reis Crédito: Divulgação/Secom

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que é pré-candidato à reeleição, terá vantagem de tempo de TV e rádio em relação aos seus adversários políticos nas eleições deste ano. É o que mostra o cálculo feito pelo Ismerim Advogados Associados e disponibilizado à coluna.

Bruno Reis terá, na estimativa do escritório, 4 minutos e 58 segundos, se a coligação for formada por União Brasil, PL, PP, Republicanos, PDT e PSDB/Cidadania. Para contar o tempo de TV e rádio, usa-se apenas o tempo que é disponibilizado para os seis maiores partidos da aliança partidária. 

Já o vice-governador Geraldo Júnior, que é pré-candidato pelo MDB, terá, pelo menos, 1 minuto a menos do que Bruno Reis. Ele deve ter 3 minutos e 34 segundos, com a coligação MDB, Federação PT/PCdoB/PV, PSD, Podemos, PSB e Solidariedade. Se Kleber Rosa (PSOL) marchar apenas com a federação formada pelas siglas PSOL e Rede, o socialista terá tão somente 15 segundos.

O tempo oficial de cada candidato é determinado pela Justiça Eleitoral. No pleito deste ano, Salvador deve ter apenas três candidatos a prefeito.