Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Satélite: Lula perde destaque para FHC em evento em ilha na Bahia

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 22 de março de 2015 às 06:15

 - Atualizado há 2 anos

Há quatro anos, quando as finanças do Brasil navegavam em mar de almirante, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi a estrela do Fórum de Comandatuba, evento que reúne a fatia mais gorda do PIB do país na paradísiaca ilha do Sul baiano. Além dos indicadores positivos, Lula surfava na maré política favorável. Meses antes havia emplacado sua afilhada política, Dilma Rousseff, na Presidência da República e gozava amplo prestígio internacional. Este ano, com crise de caixa e de credibilidade que levou o governo petista ao canto do ringue, a onda virou. Tanto que o posto de queridinho do fórum organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) ficou para seu maior rival político nos anos 90: o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. Como se vê, por estas plagas nunca fez tanto sentido a célebre máxima cunhada por James Carville, marqueteiro do ex-presidente americano George Bush, o pai, quando ele perdeu a reeleição para Bill Clinton em 1992: “É a economia, estúpido”.

Fala de hermanosA lista de palestrantes do 14º Fórum de Comandatuba, que acontece de 18 a 21 de abril, revela que tipo de voz o empresariado brasileiro quer ouvir  em um momento de baixa econômica e necessidade de reformas fiscais: ex-governantes com experiência em lidar com finanças à beira do desabamento, especialmente em nações da América Latina.

Passado e presenteAlém de FHC, o encontro tem como convidados contemporâneos do tucano no poder e opositores de governos de centro-esquerda ou com um pé no bolivarismo chavista. Entre eles, os ex-presidentes do Uruguai, Luis Alberto Lacalle; da Colômbia, Alvaro Uribe; do México, Vicente Fox; da Bolívia; Jorge Quiroga, e da Espanha, José Maria Aznar.

Corra, Rui, corraSo mantiver o ritmo atual de visitas ao interior, o governador Rui Costa (PT) pode cumprir em quatro anos o que seu sucessor, Jaques Wagner, só conseguiu em oito: visitar todas as 417 cidades do estado. Em 79 dias no cargo, o petista já foi a 21 municípios, média de um a cada quatro dias. Em relação às escolas, alvo maior de suas incursões pela Bahia, o número é ainda maior: 29 unidades, aproximadamente dez por mês. Nesse caso, sobra para a equipe de assessores que o acompanha, que não consegue parar em casa por mais de três dias.

Será que vai dessa vez?Em evento realizado anteontem, o Comitê do PCdoB em Salvador garantiu que, dessa vez, levará até o fim a candidatura própria do partido à prefeitura da capital. No caso, encabeçada pela deputada Alice Portugal, que em 2012 retirou-se da disputa em favor do deputado Nelson Pelegrino (PT), depois de assegurar que não recuaria. “Queremos dar uma virada na vida do PCdoB em 2016 e a decisão política é de que precisamos ousar”, defendeu a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Olívia Santana, que também abandonou o páreo em 2008 para ajudar o senador Walter Pinheiro (PT).

PílulaE de repente Rui Costa e o prefeito ACM Neto (DEM) viraram grandes parceiros...

Não estamos vendo nenhum sinal do governo do estado em tratar os servidores com a devida atenção que merecem. Cadê o saldo de R$ 4,6 bilhões disponíveis?Sidelvan Nóbrega (PRB),  deputado estadual da oposição, criticando o atraso do governo no reajuste salarial do funcionalismo público e questionando dados apresentados pelo secretário da Fazenda, Manoel Vitório, sobre o terceiro quadrimestre de 2014.