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Vanessa Brunt
Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 05:01
- Atualizado há 2 anos
Não é necessário explicar ou descrever tudo ao leitor. Muita coisa pode ser subentendida em uma única palavra, frase ou parágrafo: o que dá uma dinâmica muito melhor ao seu texto e "prende" mais a atenção. Por isso, durante a elaboração da sua escrita, tenha sempre em mente que serão necessárias duas coisas: revisão e edição.>
Isso não é apenas sobre corrigir possíveis erros, mas também cortar ou trocar palavras até que só permaneça o que for necessário e mais atrativo/objetivo. Quando a poda é bem feita, o texto tende a crescer vigorosamente em objetividade, clareza e concisão. Observe:>
1. Cortar emoções pode fortalecer emoções! Use mais ações para descrever as sensações. Veja:>
“Com raiva, Camila saiu e fechou a porta bruscamente.”>
Por que bruscamente? Já não foi informado que ela estava com raiva? Que tal enxugar essa frase sem perder o sentido:>
“Camila bateu a porta.”>
A informação de que Camila bateu a porta — e não só a fechou — por si só distingue a condição emocional dela. Assim, a frase ganha força em um texto mais enxuto e atrativo, que dá espaço para que outras emoções apareçam em novas ações dos personagens.>
Outro exemplo, que mostra a força de explicar mais pelo meio das ações:>
“Pedro, de quase dois metros, entrou na sala. Ele era enorme como um touro.”>
Cansativo, não? Vamos resumir a ideia com resumo em ação:>
“Pedro precisou se curvar para poder passar pela porta da sala.">
A simples menção de que Pedro precisou se curvar (para poder passar) já remete ao fato da sua altura elevada.>
2. Não use tantos adjetivos!>
Utilizar muitos adjetivos pode acabar enfraquecendo o texto. Detalhar bem (e de uma forma cativante) pode ser, justamente, o oposto disso. O ideal é substituir esses adjetivos por detalhes e exemplos – criando melhor uma imagem mental para quem estiver lendo.>
O ERRADO: Perceba como as pessoas costumam escrever (com adjetivos demais): "Sempre fomos muito bons em cozinhar, mas éramos péssimos em empreender. Por isso, chamamos o Valdir para a sociedade, que é ótimo nessa parte e é o nosso gerente hoje.">
O CORRETO: Substituindo os adjetivos por exemplos e "imagens visuais", ficaria assim:>
"Todos os dias, acordávamos e íamos logo para a cozinha, fazíamos doces e salgados até o anoitecer. Quando a nossa família sentia aquele cheirinho, já vinha correndo também.>
Elisa, nossa filha mais nova, sempre pedia mais e falava que devíamos abrir um negócio. A receita favorita dela era o rocambole rosa.>
Mas sempre que tentávamos organizar as contas, a nossa mente ia para outro lugar: de volta para o fogão.>
Um dia vimos o Valdir, que desde pequeno adorava fazer contas(...).">
3. Pare de grudar duplas de verbos!>
Algumas duplas que você já deve ter visto:>
“Este projeto pretende discutir o impacto causado pelas mudanças de layout”.>
A língua portuguesa é rica, basta encontrar a palavra que diz o que se precisa, sem usar dois verbos grudados! Veja:>
“Este projeto analisa o impacto causado pelas mudanças de layout”.>
Mais um exemplo:>
“Joana deve anunciar seu novo cargo para a equipe após a reunião”. (Novamente, dois verbos grudados)>
Uma forma ideal de usar só uma palavra para resumir aquelas duas seria:>
“Joana anunciará seu novo cargo após a reunião”.>
Assim, fica a dica também para trocar duas palavras por uma... Mais exemplos:>
“Colocar ordem nas ideias” = ordenar ideias.>
“Fazer um discurso” = discursar.>
"Repensar o plano": replanejar.>
Sempre analise se não existe uma palavra única que poderia substituir as várias que está utilizando.>
4. Tire as frases maiores: use mais pontos!>
Quanto mais pontos (ao invés de vírgulas) der para usar, melhor! O imperativo dá mais ênfase à sua escrita.>
Já falamos nas aulas do Clube sobre a importância de dividir melhor os parágrafos e fazê-los mais curtos. A mesma coisa ocorre com frases: quanto mais der para cortá-las (com vírgulas e, principalmente, pontos: melhor).>
Veja: "Ao invés de dar reclamar; faça melhor.">
Seria melhor (com imperativo):>
"Pare de reclamar. Faça melhor.">
5. Cuidado com a falta de dados nos conteúdos. Tire o ego! Foque em fatos (mesmo que em tramas com personagens criados).>
Evite aumentar o ego e deixar dúvidas (sempre especifique o máximo possível cada detalhe).>
Veja um exemplo errado:>
"Somos o melhor restaurante de São Paulo. A nossa entrega é rápida e o nosso time é extremamente qualificado para fazer as receitas saudáveis que você precisa ter.">
O exemplo dado gera várias dúvidas:>
1. Quem disse que esse é o melhor de SP?>
2. A "entrega rápida" tem qual prazo estipulado?>
3. O "time é qualificado" como? São nutricionistas, fizeram um curso, são premiados...?>
O ideal seria com dados claros e específicos:>
"É o segundo ano em que somos o restaurante vencedor do Prêmio Melhores do Ano da revista Exame. Só temos a agradecer! Aproveitamos para lembrar que, com o nosso time de chefs e nutricionistas, você vai ter receitas realmente saudáveis e confiáveis. E não para por aí! O nosso Delivery faz a entrega em, no máximo, 20 minutos. Você recebe na sua casa sem demoras e com a garantia de devolução caso atrasos ocorram.">
➨ ATENÇÃO! Isso não significa ter um texto ou um vídeo mais longo, mas sim selecionar bem a forma de elaboração. Você poderia escolher um tema para cada post (ou capítulo de livro) do restaurante, por exemplo: um post ou capítulo sobre ser premiado mais uma vez, outro sobre os especialistas nutricionistas, outro sobre o delivery e assim teria dados claros e textos enxutos, além de mais conteúdos.>
EXTRA: quer saber mais? Então faça parte do Clube Acelerados >