Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Quatro lugares não óbvios do Brasil para conhecer e lembrar da Bahia

Conheça opções que englobam artes visuais, paisagens exuberantes, ruínas, natureza e muito mais:

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 05:00

Embu das Artes
Embu das Artes Crédito: Vanessa Brunt

Embu das Artes, São Paulo

O Embu das Artes está localizado a menos de 30 km da capital paulista e se destaca pelas ruas tomadas por artistas, que fazem apresentações ou expõem seus feitos artesanais. Alguns deles, são baianos. Outros, fazem artes inspiradas na Bahia. A mesclagem de temas e formatos das artes é global, mas o Nordeste pode ser encontrado em diversos cantos.

Repleta de construções históricas, a cidadezinha traz muitas janelas e portas recheadas de flores, além de casas coloridas que servem não só como meios residenciais, mas também como moradas de galerias, restaurantes e outros cantos abertos para as nossas chegadas. Poesia pura!

Aninhada na exuberante Mata Atlântica, essa localidade oferece uma oportunidade singular para desligar-se sem se distanciar muito da agitação da capital. Além disto, a sua atmosfera evoca indiretamente os traços culturais e a exuberância natural da Bahia. Proporciona uma experiência de repouso e imersão na natureza, valores reverenciados e intrínsecos à essência do estado baiano.

São Miguel das Missões
São Miguel das Missões Crédito: divulgação

São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

Quem já viu as ruínas históricas da Bahia e já passou pelo Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte, pode se encantar com o Sítio Arqueológico de São Miguel. O espaço é um importante patrimônio da Unesco. Lá, acontece também um espetáculo de Som e Luz.

Mas o destino não reserva apenas este local para os roteiros. Museus criativos, pousadas com comidinhas caseiras e mais aspectos também podem ser aproveitados. A Fonte Missioneira, por exemplo, é mais uma opção com visual mágico e histórico.

Guaraqueçaba
Guaraqueçaba Crédito: Promove Litoral

Guaraqueçaba, Paraná

Recheada de pontos turísticos, fica no litoral paranaense e oferece natureza preservada, como o Parque Nacional de Superagui, com suas praias tranquilas. O ambiente natural pode trazer à mente algumas áreas costeiras da Bahia, ressaltando a beleza e diversidade das paisagens litorâneas.

A cidade fica inclusa na maior reserva de Mata Atlântica do país, cercada por ilhas, praias desertas, animais em extinção, cachoeiras e história. De Curitiba até lá são apenas 160 quilômetros e é possível descer a Serra do Mar pela Estrada da Graciosa.

Pôr do sol forte, comida caseira, barquinhos coloridos e muitos outros aspectos podem trazer a lembrança da Bahia enquanto demonstram, também, um pouco mais da cultura admirável do Paraná.

Paraty
Paraty Crédito: Shutterstock

Paraty, Rio de Janeiro

Paraty, com sua marcante arquitetura colonial e suas ruas de pedra, presenteia os visitantes com um charme histórico que ecoa em algumas regiões da Bahia. As festividades culturais, a vibrante cena musical e a proximidade com o mar são elementos compartilhados por ambas as localidades.

Andar pelo Centro Histórico, pelas praias e cachoeiras pode ser um bom começo para quem colocar o destino na agenda. Passeios de escuna pelas ilhas e aventuras como Mergulho Profissional também são outras oportunidades.