Ator Ian Holm, o Bilbo Bolseiro de Senhor dos Anéis, morre aos 88 anos

Morte foi causada por complicações devido à doença de Parkinson

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2020 às 09:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O 'Condado' amanheceu triste nesta sexta-feira (18). Ian Holm, ator famoso por ter vivido o hobbit Bilbo Bolseiro em "O Senhor dos Anéis", morreu aos 88 anos. A morte foi confirmada por seu agente ao jornal inglês The Guardian.

"É com grande pesar que o Senhor Ian Holm faleceu esta manhã aos 88 anos. Ele faleceu pacificamente no hospital, com sua família e seu cuidador". De acordo com a declaração oficial, a morte teve causa relacionada à doença de Parkinson. 

No mês passado, Holm não pode participar da reunião do elenco de Senhor dos Anéis promovida por Josh Gad em seu novo programa, Reunited Apart. O ator, no entanto, emitiu uma declaração sobre sua ausência: "Eu estou triste de não vê-los, sinto saudades de todos vocês e espero que suas aventuras os tenham levado a muitos lugares. Eu estou em quarentena na minha toca de hobbit". 

Holm ganhou um BAFTA e foi indicado ao Oscar por seu papel coadjuvante em Carruagens de Fogo, em 1982. A carreira de Holm também é relembrada por papeis nas séries The Wars of The Roses, Os Bandidos do Tempo, Brazil: O Filme, As Novas Roupas do Imperador, O Senhor das Armas, O Aviador, e mais.

Ele também atuou em Alien e O Oitavo Pasageiro. Seu último papel no cinema foi como Bilbo Bolseiro em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.