Após admitir ter cortado caminho, líder do Rally Dakar é desclassificado

O catariano Nasser Al-Attiyah foi punido; novo líder é Villiers

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2009 às 01:37

- Atualizado há um ano

O líder e favorito a vencer o Rally Dakar de carros, o piloto do Catar Nasser Al-Attiyah, foi desclassificado da competição nesta quinta-feira (8).

Após vencer a etapa de hoje com uma vantagem considerável, o piloto admitiu ter cortado caminho. O regulamento da disputa determina que o piloto que não ultrapassar três 'way-points' é eliminado e foi isso que aconteceu com Al-Attiyah. A BMW, sua equipe, não se manifestou.

Com isto, a classificação geral da competição foi modificada e o sul-africano Ginel De Villiers, da Volkswagen, assumiu a liderança - ele também venceu a etapa de hoje, a sexta. O francês Stéphane Peterhansel, nove vezes campeão do Dakar (6 entre as motos e três entre os carros) volta à disputa.

Confira a nova classificação geral:

1 - Giniel de Villiers (AFS)/ Dirk Von Zitzewitz (ALE) Volkswagen 20h59min34s2 Carlos Sainz (ESP)/ Michel Perin (FRA) Volkswagen a 7min39s3 Mark Miller (EUA)/ Ralph Pitchford (AFS) Volkswagen a 17min514 Joan Roma (ESP)/ Lucas Senra (ESP) Mitsubishi a 31min18s5 Stéphane Peterhansel (FRA)/ Jean-Paul Cottret (FRA) Mitsubishi a 34min27s