Hernanes fica em primeiro lugar em lista de promessas para 2009

Jornal inglês questiona por quanto tempo o jogador continuará no São Paulo

Publicado em 13 de janeiro de 2009 às 16:16

- Atualizado há 9 meses

O jornal inglês 'The Times' elaborou uma lista com as 50 maiores apostas do futebol e colocou o volante do São Paulo, Hernanes na primeira colocação. O jogador já tinha sido eleito o craque do Brasileirão 2008. Outros cinco brasileiros também foram citados: Douglas Costa do Grêmio, em quinto lugar; Fábio da Silva (Manchester United) em nono, Carlos Eduardo (Hoffenheim) em 11º, Thiago Silva (Milan) em 20º e Miranda (São Paulo) na 39ª colocação.

Hernanes, de 23 anos, é descrito pelos ingleses como um jogador brasileiro muito talentoso, criador de jogadas ofensivas como o meia Kaká. O jornal até faz uma pergunta ainda sem resposta: 'Quanto tempo antes dele vir para a Europa?', indagando sobre a difícil missão do clube brasileiro para manter o craque em São Paulo. A habilidade do gremista Douglas Costa foi comparada a dos também sulistas, Ronaldinho Gaúcho e Anderson, que também jogaram pelo Grêmio e atualmente fazem sucesso na Europa. O Manchester United e o Real Madrid, inclusive, já se interessaram pelo jogador. Completanto as cinco maiores promessas estão o francês Benzema, do Lyon, o espanhol David Silva, do Valencia, e o colombiano Falcao García, do River Plate.Outros jovens jogadores brasileiros são destaques na lista O lateral-esquerdo Fábio da Silva, veio de Xerém, como Ronaldo 'Fenômeno' e nem chegou a estrear no time profissional do Fluminense e foi transferido para o Manchester United figura em nono lugar na lista da publicação.

Outro jogador que surgiu no Grêmio também aparece na décima primeira colocação da lista. Carlos Eduardo apareceu no clube sulista em 2007, com então 19 anos e apenas oito meses depois foi negociado com o Hoffenheim da Alemanha que subiu para primeira divisão. O zagueiro brasileiro Thiago Silva deixou o time carioca do Fluminense rumo ao Milan e também chamou a atenção dos europeus. O 'The Times' lembra que o defensor já teve uma passagem frustrada pelo continente em sua carreira, mas reconstruiu sua carreira no Brasil antes de retornar. Em 2004, o 'Monstro', como ficou conhecido jogou no time do Porto, mas complicações de saúde impediram uma boa atuação. Ele também jogou pelo time russo do Dínamo sem sucesso.

Outro brasileiro na lista é o zagueiro do São Paulo, Miranda que foi colocado no 39ª lugar. O jogador teve passagens pelo Sochaux de França e já interessou ao Milan e ao Fiorentina.

Entre os indicados, o único país com mais promessas que o Brasil é naturalmente a Inglaterra, que tem 13 jogadores. A maior esperança britânica é o meia Jack Wilshere, do Arsenal, que, com apenas 16 anos, vestiu a camisa da tradicional equipe londrina no fim de 2008. A França tem cinco nomes, a Argentina quatro e a Itália dois. Outros 19 atletas de diferentes nacionalidades também integram a lista, entre eles países de pouca expressão como Moldávia, País de Gales, Qatar e Emirados Árabes.

(com informações do Globo Esporte.com)