'Meio-francês', Perisic celebra vaga inédita da Croácia na final

Autor de um dos gols, meia foi escolhido melhor em campo

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 11 de julho de 2018 às 18:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Alexander Nemenov / AFP

O meia Perisic foi escolhido como melhor em campo da Croácia na vitória de 2x1 sobre a Inglaterra, na prorrogação, e que colocou a seleção croata na primeira final de Copa do Mundo da sua história. Ele empatou o jogo, aos 23 do segundo tempo, e deu o passe para o gol da virada de Mandzukic.

Com o feito, a Croácia superou a sua melhor campanha no Mundial, que já havia sido histórica. Em 1998, a estreante seleção chegou às semifinais. “Há 20 anos eu estava na minha cidade, de Split, com a camisa da Croácia torcendo por aquele time. Então para mim superá-los e ainda mais com um gol na semifinal me deixa muito alegre”, disse o meia.

Na decisão, Perisic enfrentará uma velha conhecida sua e de todos os croatas. O garoto mudou-se em 2006 para Montbéliard, na França, com apenas 16 anos, para treinar nas categorias do Sochaux, clube que o revelou no ano seguinte.

“Passei dois anos e meio na França, aprendi a língua e tenho lembranças muito bonitas do país. Embora nunca tenha jogado pela equipe daquele país, uma parte da minha vida ficou lá e acredito que eles estejam muito felizes comigo. Eu sonhei que poderia enfrentar a França numa final e esse sonho foi realizado”, disse Perisic.

A França foi justamente a seleção que eliminou os croatas naquela semifinal de 1998, por 2x1, de virada. Por isso, o reencontro na final da Copa do Mundo, no domingo (15), às 12h, em Moscou, terá um inevitável sabor de revanche.

“Nós assistimos a quase todos os jogos da França nesse Mundial. Na fase de grupos eles não jogaram tudo o que sabem, mas nesses últimos dois ou três jogos mostraram a sua real força. Não quero destacar nenhum jogador deles porque todos são muitos bons. Mal posso esperar por esse jogo, vai ser muito bom”, concluiu Perisic.