Seleção masculina de judô terá técnica mulher pela primeira vez

Japonesa Yuko Fujii comandará o Brasil já no Mundial de Baku

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 30 de maio de 2018 às 17:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Wander Roberto/Inovafoto/COB

Pela primeira vez na história, a seleção brasileira masculina de judô terá uma técnica mulher. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta quarta-feira (30) o nome da japonesa Yuko Fujii, de 36 anos, para o cargo. Ela comandará a equipe sênior masculina do Brasil e tem, como principal desafio, conquistar a classificação do país para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. 

Além da treinadora, a CBJ anunciou os 30 judocas convocados para o Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão. O torneio, que já terá Yuko no comando, acontece de 20 a 27 de setembro. Na preparação para o Mundial, a japonesa acompanhará a equipe masculina durante os treinos no Japão e na Espanha, em junho, além de orientar os atletas no Grand Prix de Zagreb, em julho. 

Empolgada com o novo desafio, a japonesa falou sobre sua contratação. "Ser a técnica principal é grande responsabilidade, especialmente com a equipe brasileira, que tem histórico de resultados. Hoje, nós temos uma equipe forte e dedicada. Estou empolgada com esse grande desafio, junto com os atletas, com os técnicos dos clubes, com o COB, com a CBJ, enfim, com todos que nos apoiam. Assim, como uma equipe, como um time Brasil, nós conseguiremos fazer grandes conquistas em Tóquio 2020. Finalmente, gostaria de agradecer mais uma vez a confiança e a recepção do Comitê Olímpico do Brasil, da CBJ e dos atletas", disse Yuko. 

Para o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, ter uma mulher no comando da equipe masculina é importante na luta por igualdade. "A escolha da sensei Yuko Fujii para estar à frente da equipe masculina é um marco para o nosso esporte. É mais uma demonstração de que o judô está conectado aos princípios mais atuais de gestão. Independentemente de ser mulher ou homem, é a competência que fala mais alto. A meritocracia é o nosso principal critério, e Yuko tem tudo para fazer um ótimo trabalho", comentou.

Convidada pelo Comitê Olímpico do Brasil e pela CBJ, Yuko chegou ao Brasil em 2012. Ela integrou a comissão técnica da seleção brasileira e atuou como auxiliar. Também já ocupou o cargo na seleção britânica de judô no British Judo Institute, de 2010 a 2012. 

Confira os convocados  para o Mundial de Baku: (Disputas individuais e por equipes) 

Seleção masculina:

Eric Takabatake (60kg/EC Pinheiros/FPJudo) Phelipe Pelim (60kg/EC Pinheiros/FPJudo) Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ) Charles Chibana (66kg/EC Pinheiros/FPJudo) Eduardo Yudy Santos (81kg/EC Pinheiros/FPJudo) Victor Penalber (81kg/Instituto Reação/FJERJ) Rafael Macedo (90kg/Sogipa/FGJ) David Moura (+100kg/Instituto Reação/FJERJ) Rafael Silva (+100/EC Pinheiros/FPJudo)

Seleção feminina:

Gabriela Chibana (48kg/EC Pinheiros/FPJudo) Érika Miranda (52kg/Sogipa/FGJ) Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação/FJERJ) Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação/FJERJ) Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ) Maria Portela (70kg/Sogipa/FGJ) Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/FGJ) Maria Suelen Altheman (+78kg/EC Pinheiros/FPJudo) Beatriz Souza (+78kg/EC Pinheiros/FPJudo)

Convocados apenas para a competição por equipes mistas:

Marcelo Contini (73kg/EC Pinheiros/FPJudo) David Lima (73kg/Sogipa/FGJ) Tamires Crude (57kg/Instituto Reação/FJERJ)