Com Gilberto e Élber de volta, tricolor ainda tem duas dúvidas

Técnico Enderson Moreira pode ter dois importantes desfalques para duelo contra o Vasco

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 22 de setembro de 2018 às 19:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia está em fase final de preparação para seu próximo confronto pelo Campeonato Brasileiro, segunda-feira (24), contra o Vasco, às 20h, em São Januário, no Rio de Janeiro.

O tempo para ajustar as falhas da equipe é muito curto. Diferente do adversário carioca, que não joga há uma semana e teve todo esse intervalo para treinar, o tricolor entrou em campo na quinta-feira e venceu o Botafogo, por 2x1, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. 

Nesses dois dias de treino, já que a sexta-feira foi do tradicional regenerativo, o técnico Enderson Moreira quebrará a cabeça para armar o time titular. Uma das suas maiores preocupações é Zé Rafael. Um dos atletas mais importantes do elenco e figurinha presente em 23 das 25 rodadas desse Brasileirão, o meia pode desfalcar a equipe. Ele se queixou de um desconforto muscular contra o Botafogo e precisou deixar o campo mais cedo. O atleta ainda não está vetado e será avaliado antes da viagem para o Rio. Caso a ausência seja confirmada, é possível que Vinícius ou Marco Antônio ganhe a vaga na equipe.

Outro jogador que preocupa é Lucas Fonseca. O zagueiro, que completou 200 jogos pelo tricolor na quinta-feira e renovou seu contrato por mais um ano, se queixou de dor no tornozelo e também pode ficar fora. Se não jogar, Everson entra na zaga.

A lista de jogadores que devem ficar fora dessa partida não para por aí. O meia Allione o zagueiro Tiago seguem em processo de transição e ainda não foram liberados pelo departamento médico para voltar a jogar.

Por outro lado, Enderson terá um reforço importantíssimo  no pelotão de frente. Artilheiro do time no Brasileirão, com sete gols, Gilberto, que ficou fora do jogo da Sul-Americana, está à disposição e retomará sua posição de titular. Na mesma situação, Élber também volta. Os dois não treinaram durante a semana após se queixarem de desconforto muscular. 

O Bahia fará um último treino antes do jogo contra o Vasco, neste domingo (23), no turno da manhã. Em seguida, a delegação tricolor embarcará para o Rio de Janeiro.

Na 14ª posição da tabela, o Esquadrão tem 29 pontos somados. A situação é melhor que a do Vasco que, com 25, está na zona de rebaixamento, na 18ª posição, à frente apenas de Sport, com 24, e Paraná, com apenas 16.

Que sina O tricolor vem de duas rodadas seguidas sem vencer no campeonato. Após ganhar o Sport por 2x0, o Bahia perdeu para o São Paulo, por 1x0, e empatou em 1x1 com o Palmeiras. Porém, o maior desafio do time de Enderson Moreira é outro: fazer seu papel longe de Salvador.

A campanha do Bahia como visitante deixa a desejar. Dos 12 jogos que fez fora de casa, o time venceu apenas um, contra o Ceará (2x0), empatou três, contra Chapecoense, Fluminense e Cruzeiro, e perdeu as outras oito partidas. Foram apenas cinco gols marcados, enquanto a defesa foi vazada 18 vezes, o que dá um saldo negativo de 13 gols. O aproveitamento da equipe é de apenas 16,7% como visitante.