Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Concursos têm idade máxima para participação; veja quais são

Interessados em carreiras militares devem redobrar a atenção

  • Foto do(a) author(a) Maryanna Nascimento
  • Maryanna Nascimento

Publicado em 9 de outubro de 2017 às 06:15

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Reprodução

Se você sonha em seguir a carreira pública na área de segurança, Forças Armadas ou em órgãos de controle externo, é importante se ligar na idade antes mesmo de separar as apostilas para estudar. Cargos nesses setores estão sujeitos a restrição etária para o ingresso, uma exceção nas normas gerais dos concursos. Mas, afinal, quais são essas profissões e até quando você pode concorrer a elas?

Segundo Wellington Antunes, professor de Direito Constitucional do Gran Cursos Online, “normalmente essas restrições de idade acontecem  mais especificamente na carreira militar (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar ou Militar das Forças Armadas -  Exército, Marinha e Aeronáutica)”. Mas a regra também vale para cargos de auditor substituto do ministro do Tribunal de Contas da União e de conselheiro Substituto do Tribunal de Contas Estadual.  No que diz respeito às carreiras militares, o motivo, de acordo com o professor, é que tanto no processo seletivo quanto no dia a dia da profissão é cobrado que o condicionamento físico e a saúde estejam em dia. Nas outras carreiras citadas, “é uma opção constitucional geralmente ligada à questão da aposentadoria”, explica. 

Preparação Caso você esteja prestes a completar a idade máxima para ingressar na carreira desejada, é importante intensificar os estudos. De acordo com Rafael Máximo, professor de Raciocínio Lógico e Matemática do Curso Opção, nesse momento “a frequência é mais importante do que a intensidade”. Portanto, em vez de o candidato estudar 10 horas por dia, em dias intercalados, é melhor que o cronograma privilegie os estudos diários - inclusive nos finais de semana. “A questão é absorver o conteúdo. É preciso ter o máximo de aproveitamento”, justifica.

O professor também indica que o concurseiro “alie a leitura do conteúdo com a prática de questões, voltada para a banca”. Isso porque cada organizadora cobra os assuntos de uma forma e é preciso se preparar. Uma opção é fazer simulados com questões anteriores e cronometrar.

Concursos x Idade máximaPolícia Militar e Bombeiro Militar BA: O Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia prevê a idade máxima de 30 anos para ingresso 

Forças Armadas: (Exército, Marinha e Aeronáutica)  A idade máxima varia em cada cargo. De toda forma, os certames geralmente privilegiam jovens de 14 a 36 anos

Substitutos de ministro do TCU e  de conselheiro do TCE: Máximo de 65 anos incompletos