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Carmen Vasconcelos
Publicado em 2 de março de 2020 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
A vontade de empreender aliada à necessidade de um espaço de trabalho que some as vantagens de um escritório sem custos tão altos com a informalidade de um home office são alguns dos fatores que vêm ampliando a procura por espaços de coworking. No entanto, para garantir que a experiência seja verdadeiramente positiva, vale salientar que, como em qualquer ambiente social, é fundamental observar as regras de convívio, evitando que o espaço compartilhado de trabalho se transforme em local de tensões e brigas. >
Para o presidente da seccional baiana da Associação Brasileira de Recursos Humanos(ABRH-BA) Wladimir Martins, para serem saudáveis, os espaços colaborativos precisam ser encarados como o que são: ambientes comuns, que exigem normas e regras que garantam o convívio. Por isso mesmo, comportamentos territorialistas, que não levam em consideração os demais, não são bem vindos.“Cumprir as regras e os procedimentos do local é fundamental nesse tipo de ambiente. O bom senso prevalece e é bem-vindo”, diz. >
Inspirações Segundo Martins, um ambiente de trabalho feliz precisa reunir características inspiradoras. ‘É imprescindível conhecer o coworking e verificar se aquele ambiente agrada, que tipo de negócio está na área, então, se o seu negócio exige silencio, o ambiente não poderá ser de muito ruído”, esclarece. >
O presidente da ABRH-BA pontua ainda que fatores como o deslocamento para o local, a estrutura fornecida e as regras de convivência do mesmo precisam ser considerados no momento de entrar para um espaço de coworking, lembrando que quanto mais feliz, mais produtivo será o ambiente de trabalho.>
CEO da IWG, um dos maiores grupos internacionais de coworking, Tiago Alves defende que é preciso identificar se a empresa ou o empresário em questão estão preparados para entrar em um ambiente colaborativo. “´É fundamental lembrar que 80% dos espaços de coworking são salas privativas e cada empresa tem o seu próprio espaço, mas que existem áreas de uso comum, como a recepção, restaurante, corredores, salas de reunião e de descompressão, que devem ser utilizadas e compartilhadas por todos”, diz, ressaltando a importância de que antes de implantar um escritório num local desses, se verifique a cultura de cada empresa nesses espaços.>
O empresário afirma que a proposta do coworking não está voltada apenas para startups ou pequenos negócios, e que a proposta vem conquistando cada mais adeptos por conta de suas características. “Até mesmo grandes empresas estão aderindo ao coworking e, hoje, essas grandes organizações respondem por 50% dos clientes das marcas Regus e Spaces, no Brasil, por exemplo”, completa o CEO da IWG.>
Limites Tiago Alves salienta ainda a regra de educação doméstica que lembra que o limite do direito pessoal é o direito do outro. “Geralmente, os coworkings possuem um conjunto de regras que é compartilhado com os coworkers e nele estão as descrições sobre o que pode e o que não pode (DO’s e DON’TS) no espaço compartilhado”, destaca. O representante da IWG salienta ainda a importância desse bom relacionamento até mesmo para garantir uma rede de contatos profissionais positiva e a construção de boas referências. “Para promover um ambiente saudável é preciso conversar sobre o tema, agir quando as coisas saem do controle e incentivar para que cada vez mais as pessoas se beneficiem das vantagens trazidas por esses locais”, reforça o CEO.>
Com uma postura parecida, Martins, da ABRH-BA aposta no diálogo e em retornos sobre questões conflituosas. “Mas é preciso saber como dar o feedback de forma assertiva. Para ser assertivo é preciso ter respeito ao falar com a outra pessoa, falar com clareza e exemplos para que ela entenda o que está sendo pontuado”, orienta. >
Ele defende que um bom feedback é um grande instrumento de desenvolvimento de um ambiente de trabalho. “Nada de varrer a sujeira para debaixo do tapete, diga sempre o que causa incômodo, buscando consenso para resolver o conflito de maneira amigável”, diz. >
REGRAS DE CONVÍVIO>
Barulho Tenha consciência de que você está dividindo espaço com outros profissionais que, assim como você, precisam se concentrar. Portanto, controlar o volume da voz é importante. Se preferir, procure uma área do coworking mais reservada para fazer uma ligação ou reunião com menos pessoas em sua volta.>
Fones Ao efetuar ligações, ouvir música ou assistir algum vídeo, opte sempre por fazer isso com fones. Eles são essenciais nesses ambientes. Assim o som do seu equipamento não atrapalhará as pessoas ao seu redor.>
Salas de reunião Exceder o tempo de uso de uma sala pode atrapalhar a reunião de outro usuário que se planejou para usar a mesma logo após você. Verifique a disponibilidade das salas e siga os horá- rios à risca.>
Não perturbe Socializar é bom, mas não puxe papo toda hora. Use seu bom senso e evite desconcentrar os colegas. Perceba os sinais de “não perturbe” emitidos por eles e observe as regras,sempre.>