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Yan Inácio
Publicado em 23 de julho de 2025 às 05:15
Já parou pra pensar que uma simples mensagem enviada ao ChatGPT pode substituir completamente a função de um trabalhador? Enquanto os robôs e algoritmos ainda não podem pensar por si mesmos, eles já conseguem tomar o lugar de muita gente no mercado profissional. Alguns empregos estão em cheque e podem sumir nos próximos cinco anos. >
É o que diz o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025 do Fórum Econômico Mundial. Até 2030, caixas de supermercado, auxiliares bancários, atendentes de transporte, auxiliares administrativos, contadores e até designers gráficos estão entre as profissões que mais tendem a ser automatizadas. >
Veja as profissões que devem desaparecer até 2030
Além disso, projeta-se que o mundo ganhará 78 milhões de empregos, com a criação de 170 milhões de novas funções e a extinção de 92 milhões nos próximos cinco anos. O documento também aponta que funções de linha de frente, ou seja, aquelas que não podem ser desempenhadas por robôs, como entregadores, cuidadores, professores e trabalhadores rurais terão crescimento expressivo.>
Os modelos de negócios já estão sendo remodelados para o futuro do trabalho. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, metade dos empregadores do mundo vão focar os negócios em novas oportunidades ligadas à tecnologia. 77% deles planejam aprimorar as habilidades dos trabalhadores, o upskilling. >
Por outro lado, 41% planejam reduzir a força de trabalho, pois a IA automatiza determinadas tarefas. Quase metade dos empregadores espera transferir funcionários das funções expostas à substituição por IA para outras partes da empresa, uma oportunidade de aliviar a falta de habilidades e, ao mesmo tempo, reduzir o custo humano da transformação tecnológica.>
A IA já está presente, por exemplo, nos processos de seleção das empresas. A tecnologia já é usada amplamente para automatizar a triagem de currículos, por meio de softwares que analisam palavras-chave, experiências profissionais e competências específicas. “Essa automação permite à empresa lidar com grandes volumes de candidatos de forma rápida e padronizada, reduzindo o tempo de contratação e os custos operacionais”, explica a analista de Recursos Humanos Susana Fagundes.>
Também é importante se atentar depois da contratação, porque a IA também serve como vigilante: softwares de análise de dados comportamentais, de produtividade e de engajamento dos colaboradores também têm sido usados pelas empresas. “Esses programas identificam padrões que ajudam líderes e gestores a tomar decisões sobre promoções, treinamentos, planos de carreira e retenção de talentos”, esclarece Susana.>