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Da Redação
Publicado em 24 de maio de 2017 às 11:58
- Atualizado há 2 anos
Transparência e respeito são algumas das principais características do GBarbosa na relação diária com seus colaboradores. A história da rede de supermercados teve início em Sergipe, no ano de 1955, e, atualmente, são 209 unidades em todo o Nordeste. A primeira filial na Bahia foi fundada no início da década de 1980, no município de Esplanada e, em 2000, a marca estreou na capital baiana, com sua primeira unidade em Salvador, na região do Iguatemi. Em novembro de 2007, a rede ganhou ainda mais força e passou a ser comandada pela varejista chilena Cencosud.>
GPTW: instituto premia melhores empresas para se trabalhar na BahiaDesde o momento da admissão, a rede desenvolve ações que ajudam o funcionário a identificar grandes oportunidades de crescer dentro da empresa. Aline Cerqueira, Líder de Treinamento do GBarbosa, é um dos muitos exemplos de profissionais que souberam aproveitar as oportunidades. Há 10 anos na empresa, Aline começou como empacotadora e já recebeu quatro promoções. Na mais recente delas, no final do ano passado, ela contou com a ajuda do Micarrera, um portal online interno que divulga oportunidades de carreira disponíveis em todas as empresas que o Cencosud administra, inclusive unidades internacionais. “Tenho muito orgulho de trabalhar aqui porque a empresa oferece oportunidades de crescimento. E aqui não há distinção. A relação com os líderes é ótima, o trato é justo e sempre equitativo. Valorizo muito isso”, disse.A gerente de RH do GBarbosa, Auda Farias, ratifica a fala de Aline. “Nós nos preocupamos com o crescimento do nosso colaborador. Desde o cargo inicial, ele precisa enxergar até onde pode ir”, disse. Ao entrar na empresa, os colaboradores vão para a loja formadora, onde recebem treinamento específico para a área em que vão atuar. Cursos de capacitação continuam sendo oferecidos ao longo da carreira. Uma das ferramentas usadas é o E-Learning, uma plataforma online para treinamento. Os funcionários recebem, ainda, feedback constante dos gestores. “Ele sabe o que está fazendo bem e sabe em que precisa melhorar”, pontuou a gerente de RH.Alguns dos benefícios oferecidos aos colaboradores são plano de saúde, seguro em grupo, participação nos lucros, refeitório nas unidades e descontos nas compras realizadas nas unidades da rede. “Temos outras ações de harmonização que parecem pequenas, mas que agregam valor e influenciam positivamente no índice de satisfação”, disse Auda. Ela cita como exemplos chá de bebê, chá de fraldas, aniversariantes do mês, café com as lideranças e visita dos filhos ao trabalho dos pais. “Essa relação é simples, mas bastante verdadeira. Nossos colaboradores são energizados, motivados, participantes do processo de gestão. Dá para ver o brilho nos olhos”, disse.O GBarbosa apresenta um baixo percentual de rotatividade dos funcionários. O número é de 19%, bem abaixo do índice nacional de 38,5% divulgado pelo Ranking Novarejo Brasileiro 2016. “Somos uma empresa sólida no mercado e temos um baixo índice de rotatividade. Nossos colaboradores têm, em média, 10 anos conosco. E, para nós, esse indicador é um forte diferencial e é reflexo do bom ambiente de trabalho”, explica Auda.>