Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Cerimônia será realizada no próximo dia 6 de abril, na Casa do Comércio
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2017 às 04:00
- Atualizado há um ano
Há marcas que não saem da cabeça e estão literalmente na boca do povo. Com a pergunta: “Quando falamos em determinado segmento, qual a marca/empresa você lembra em primeiro lugar?”, o Top of Mind ouviu dos soteropolitanos as marcas mais lembradas no ano passado.O Top of Mind, que em 2017 repete parceria com o CORREIO, chega à sua 22ª edição e premia, no próximo dia 6 de abril, às 19h30, na Casa do Comércio, 40 empresas, de 39 segmentos que mais apareceram nas respostas dadas pelos entrevistados. A metodologia tem o objetivo de aferir as marcas que estão na mente do consumidor. “É um prêmio sério que não visa gratuidade. Os empresários, ao consultarem os dados, podem checar o posicionamento no mercado local e pensar em estratégias para determinados pontos da cidade. Funcionamos como balizador do mercado”, explica o organizador do prêmio, Ênio Carvalho, que é sócio-diretor da empresa Marketing Consultoria, Ideias e Resultados. Como na edição anterior, o CORREIO irá veicular no dia 6 de abril um caderno especial com um perfil completo das marcas mais lembradas. “Vamos oferecer apoio editorial nos meios impresso e digital para que todos tenham a oportunidade de conhecer melhor as empresas que investiram em suas marcas e no relacionamento com os seus clientes”, destaca Roberto Gazzi, diretor-executivo do jornal.
Relação diretaA 22ª edição terá como sede a Casa do Comércio, prédio que abriga a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e o presidente da entidade, Carlos de Souza Andrade, destacou a importância da iniciativa: “O prêmio TOP Of Mind tem relação direta com o nosso segmento.
A maioria das empresas premiadas são do comércio de bens e do setor de serviços. Além disso, é uma premiação tradicional e reconhecida no mercado baiano”.A pesquisa foi feita pela Dataqualy, em duas etapas, entre novembro e dezembro de 2016. No total, foram ouvidas 1.224 pessoas, distribuídas por cotas proporcionais ao sexo, idade e classe sócio-econômica. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.
Entre as marcas mais lembradas, a Ortobom, fabricante de colchões, ocupa o topo da lista com 81,5% das menções em sua categoria. Em seguida surgem Brasilgás (revendedora de gás), com 77,3%; Oi (operadora de telefonia), com 43,5%; Ricardo Eletro (loja de eletrodomésticos), 33,7%; e Bompreco (supermercados), com 33,5%. Dos destaques da atual lista de premiados, Carvalho pontua a ausência do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi). “A ausência do Iguatemi foi a mais sentida. A marca ganhou todas as edições, desde que entrou, e, neste ano, perdeu para o Salvador Shopping”, disse Carvalho. “Além disso, entraram novas marcas na lista, como a Tenda, a clínica de olhos Santa Luzia e a academia de ginástica Well”, complementa o organizador do prêmio.AtualO superintendente do Shopping Salvador, Henrique Medeiros, diz que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho feito pelo centro de compras. “Nós enfatizamos muito a questão do ‘ser diferente’. ‘Diferente pra você’ é um slogan que já tem dez anos, mas continua atual. O Top of Mind é a confirmação de que nossos públicos interno e externo reconhecem a qualidade do nosso trabalho. Isso também significa que daqui para a frente teremos uma responsabilidade ainda maior para nos mantermos à frente dos nossos concorrentes”.
Outra marca estreante na lista é a construtora Tenda. “A qualidade de nossos produtos e o compromisso com o cliente, desde a entrega dentro do prazo até o pós-venda, trouxeram o reconhecimento para a marca em Salvador”, afirma o gerente de Vendas e Marketing da Tenda, Tarcisio Diniz de Almeida. Das marcas recordistas da lista se destacam, ainda, na categoria de Gás de cozinha: Brasilgás, que apareceu 19 vezes; em Supermercado, a marca Bompreço acumula 18 prêmios; em Loja de Autopeças, o Baratão tem 17 premiações; e, em Marca de Colchões, a Ortobom tem 14 vitórias.
Confira a lista com todos os premiados
1. Academia de Ginástica - Well
2. Agência de Viagens - CVC
3. Banco - Bradesco
4. Cemitério - Jardim da Saudade
5. Clínica de Imagem - Delfin
6. Clínica de Olhos - Santa Luzia
7. Construtora de Casas e Apartamentos - Tenda
8. Copiadora - Copyart
9. Curso de Língua Estrangeira - CCAA
10. Delicatessen e Padaria - Perini
11. Empresa de Táxi - Teletáxi
12. Empresa que vende Alimentos em Atacado - Atacadão
13. Empresa que vende Eletro e Eletrodoméstico - Ricardo Eletro
14. Escola Particular - Colégio Anchieta
15. Faculdade particular de Ensino a Distância - Unijorge
16. Gás de Cozinha - Brasilgás
17. Grande Shopping - Salvador Shopping
18. Hospital Particular - São Rafael
19. Laboratório de Análises Clínicas - Labchecap
20. Livraria - Saraiva
21. Loja de Autopeças - O Baratão
22. Loja de Calçados - Borges Calçados
23. Loja de Decoração - Tok Stok
24. Loja de Material de Construção - Comercial Ramos
25. Loja de Tortas, Bolos e Doces - Doces Sonhos
26. Marca de Colchões - Ortobom
27. Motel - Del Rey/ Decameron
28. Operadora de Telefonia Celular - Oi
29. Ótica - Ótica da Gente
30. Pizzaria - Pizza Hut
31. Restaurante de Alto Padrão - Boi Preto
32. Revenda de Carros Seminovos - Localiza
33. Revenda de Motos - Motopema
34. Revenda Fiat - Fiori
35. Revenda Ford - Indiana
36. Revenda GM - Grande Bahia
37. Revenda Volks - Sanave
38. Supermercados - Bompreço
39. Universidade Particular de Graduação e Pós Graduação - Unijorge