Vendas de televisão voltam a crescer e empresas apostam em aparelhos com 4K

Uma TV 8K também está em exibição na Eletrolar Show, mas ainda não está à venda

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 19 de julho de 2017 às 17:00

- Atualizado há um ano

As vendas dos aparelhos televisores em 2017 voltaram a crescer, depois de um ano fraco - no primeiro semestre, a alta foi de 30,3% e a estimativa é de que o ano feche com cerca de 9,5 milhões de unidades vendidas. O setor vinha em queda desde 2015 e agora demonstra uma retomada. "Manter esse número, em meio à crise e todas turbulências do país, é muito bom", diz Lourival Kiçula, presidente executivo da Associação Nacional dos Fabricantes Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que apresentou os dados durante a 12ª Eletrolar Show, feira que apresenta novidades do setor para varejistas.TV de 110 polegadas só é vendida sob encomenda(Foto: Uehara Fotografia/Divulgação)Um dos itens que mais chama atenção na feira é uma televisão 4K de 110 polegadas da Semp TCL. Com custo estimado em cerca de R$ 100 mil, a TV tem tela curva HDR e está à venda apenas sob encomenda. Foi cerca de um mês de viagem, direto da China, para que a peça em exibição na feira chegasse ao Brasil. "Ela veio em voo, porque em um navio tem muita umidade, então é preciso um avião cargueiro", explica Maximiliano Raul Dominguez, diretor de qualidade da marca. A televisão pesa 430 kg. 

A empresa tem três linhas de TVs 4K – a mais barata, P2 de 49 polegadas, sai por R$ 3.299. Ainda há aparelhos da mesma linha disponíveis em 55 e 65 polegadas. Com sistema Linux, todas são HDR e têm funções inteligentes - o controle já inclui botões da Netflix e do GloboPlay.  “O mercado de 4K está acelerando como nunca, crescendo bastante a demanda porque já tem bastante conteúdo disponível em Netflix, Youtube, GloboPlay. Já vale a pena”, acredita Dominguez.

A linha C2 é toda com moldura metálica, design slim, HDR, vem com sistema Android e tem uma funcionalidade que permite que o usuário busque conteúdo através de comando de voz. Também é smarTV, oferecendo apps como Netflix e Youtube, e tem uum sistema de som seis auto-falantes. São oferecidos tamanhos de 49 polegadas, 55, 65 e 75, a partir de R$ 4.499.

Já a linha X3 tem tela curva, design ultra slim, moldura metálica e a tecnologia Quantum Dot, que traz até 30% a mais de luminosidade e cores. Também tem HDR PRO, sistema True Color, aplicativos já embarcados, wireless display, função de busca por voz, air mouse bluetooth, entre outras funções. São 65 polegadas e o preço é de R$ 15.999.

Uma TV 8K da Semp TCL também está em exibição na Eletrolar Show. “É ainda um conceito de tecnologia. Não tem ainda gerador de conteúdo para 8K. Isso a gente entende que seja lá para 2019 no Brasil”, estima Dominguez.

CrescimentoSegundo dados apresentados pela empresa Gfk, as vendas de TV entre janeiro e maio deste ano cresceram 15% em faturamento e 16% em volume  em comparação com o mesmo período de 2016. Para Rui Agapito, diretor comercial da GfK, houve alguns fatores que contribuíram para isso, como a liberação do FGTS no primeiro semestre e o apagão tecnológico, com muitas praças migrando o sinal para digital. "Os chamados televisores de entrada, aqueles abaixo de 32 polegadas foram os que mais se beneficiaram por esta injeção de capital no mercado", avalia. 

A conectividade e novas funções estão sendo mais valorizadas. As smarTVs ganharam 14 pontos percentuais em importância, passando de 50% para 64% de participação neste mercado. Isso também deve ter contribuído para o crescimento do preço médio do aparelho de TV. 

Agapito destaca que o setor de TVs vinha de um período ruim. "O mercado reagiu. Se explica esse crescimento analisando os últimos 4 anos, que vinha uma tendência de queda". 

 * A jornalista viajou a convite da Eletrolar