Enem: percentual de faltosos na Bahia é maior que média nacional

Exame foi realizado em todo o Brasil, no sábado (24) e domingo (25)

Publicado em 26 de outubro de 2015 às 17:40

- Atualizado há 10 meses

Após dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, elogiou o resultado positivo sobre a prova deste ano, realizada em todo o país no sábado (24) e domingo (25).Aloizio Mercadante, ministro da Educação(Foto: Arquivo EBC)"Chegamos ao final do Enem com o mais absoluto êxito; fazer um exame desta dimensão é um grande avanço para educação brasileira", disse o ministro.

Em entrevista coletiva, Mercadante informou que o percentual de abstenções foi de 25,5%, menor número da história do exame. A Bahia, por sua vez, teve nível de abstenções maior que a média nacional, com 26,1% de faltosos.Em todo o Brasil, foram eliminados 743 participantes - três por postagem de imagens do local de provas nas redes socais -, menos da metade que o número de excluídos do ano passado, quando 1.519 candidatos foram eliminados.

[[saiba_mais]]Redação polêmicaO ministro fez questão de elogiar a escolha do tema da redação do Enem, que foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". O tema gerou debates e polêmica no Twitter. "O tema da redação foi de muita relevância para a cultura do Brasil. Ajuda na reflexão para 7 milhões de participantes sobre o tema. Se conseguirmos discutir com transparência, será um grande avanço para a sociedade brasileira", disse Mercadante.Já nas redes sociais, alguns usuários defenderam que o assunto proposto pelo Ministério da Educação (MEC) é atual e pertinente, e outros criticaram o suposto feminismo dos organizadores do Enem.No Twitter, os internautas logo trataram de comentar sobre o assunto utilizando hashtags como #enemfeminista ou utilizando o a palavra pejorativa "feminazi", além de outras reações preconceituosas. Houve ainda os que utilizaram o momento para fazer piada com o tema da redação, citando, inclusive, a recente separação do casal Joelma e Chimbinha.  Mercadante elogiou resultado positivo do Enem(Foto: Betto Jr./CORREIO)Provas canceladasO Ministério da Educação informou na sexta-feira (23) que cinco locais de prova, em dois municípios de Santa Catarina, tiveram a realização da edição de 2015 do Enem adiado por causa das fortes chuvas e enchentes na região de Rio do Sul e Taió. Os candidatos poderão fazer a prova do Enem de 2015 nos dias 1º e 2 de dezembro. Os alunos da escola Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, que tiveram as provas do segundo dia canceladas por conta de problemas na rede elétrica, farão as provas do segundo dia também em no dia 2 de dezembro.Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até a próxima quarta-feira (28). As provas do exame, em formato digital, estarão disponíveis a partir da sexta-feira (30) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).