Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Priscila Natividade
Publicado em 23 de maio de 2021 às 07:20
- Atualizado há 2 anos
As aulas a distância tem trazido para perto de muitos estudantes a sensação de exaustão em relação à quantidade de exercícios extraclasse. Além dos próprios alunos, muitos pais e responsáveis têm se queixado da quantidade dobrada - às vezes até triplicada - de tarefas enviadas para serem feitas em turno oposto.>
O fenômeno observado durante a pandemia motivou muitos pais, a fim de evitar uma estafa da garotada, a suspenderem outras atividades educativas que eram feitas, sem atrapalhar os estudos, nas condições normais de tempo e pressão. >
Representante na indústria farmacêutica, Luciana Goes conta que preferiu interromper as aulas de inglês, e o reforço escolar só permaneceu porque ia ficar impossível dar conta de tanta atividade.“Minha filha diz que não aguenta mais, que está cansada, que a cabeça dói, tudo incomoda. Tive que suspender as atividades extras por conta da sobrecarga do dever de casa”, lamentou.Ela é mãe de Amanda, 9 anos, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental I. “Na modalidade remota, ela ficava quatro horas na aula e, depois, levava mais três horas para fazer a quantidade triplicada de tarefas. Atualmente, ela já está de volta ao presencial”. >
A psicóloga infantil e professora da Uniruy, Roberta Takei, reforça que o aprendizado não pode se transformar em uma experiência estressante e negativa. É justamente aí que mora a desmotivação. “O conselho é ter muita paciência. E não cobre seu filho em excesso. O momento é atípico e desafiador para todos”, recomenda.>
Leia a reportagem principal: Pra quê tanto dever? Pandemia dobra tarefas para contraturno escolar>
***>
Abaixo, confira cinco dicas para ajudá-los nas tarefas: >
1. Rotina A criação de uma rotina ajuda na organização do tempo e do espaço.>
2. Paciência Sem paciência não tem como orientá-los. Cuidado com a cobrança em excesso.>
3. Observação atenta Observe se existe um bloqueio em participar das aulas, se comunicar com os colegas e conversar sobre assuntos da escola. Busque orientação com a coordenação pedagógica. >
4. Espaço de aprendizagem Não condene possíveis erros ou tarefas incompletas. Inclusive, compartilhe com a criança quando você também apresentar alguma dificuldade com a tarefa. >
5. Ritmo Tão importante quanto observar é ouvir seu filho. A escuta sensível sempre é um caminho para compreender o ritmo que é possível para cada estudante.>