Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Eleições: quer ver uma urna eletrônica por dentro e saber como ela funciona?

Série de vídeos explica as etapas desde a ligação do equipamento até as barreiras de segurança instaladas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2022 às 15:18

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Divulgação

Para ajudar o eleitor a conhecer a versão da urna eletrônica que será utilizada nas eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  lançou uma série de vídeos em seu canal no YouTube. A medida é mais uma adotada pela Corte para garantir ao eleitoral brasileiro a segurança e credibilidade do equipamento.

As publicações mostram a urna por dentro e por fora, além de explicar como funciona cada uma de suas partes, como a bateria, a impressora interna do a placa mãe, o painel de votação propriamente dito, as mídias internas e as etapas de segurança.  

A série conta com sete episódios, e explica também como funciona o terminal do mesário, utilizado para acompanhar a votação nas cabines. O equipamento fica a aproximadamente três metros do terminal de votação e permite ao humano acompanhar o status do equipamento, como, por exemplo, se está conectado a energia elétrica, se o eleitor, realmente, está votando ou qualquer eventualidade. 

Vale destacar que não há possibilidade de o mesário obter informações sobre o candidato ou candidata escolhido pelo eleitor. O terminal do mesário, assim como as urnas eletrônicas, não possui conexão com a internet. 

Ao ser ligada, a própria urna eletrônica avalia se os dispositivo denominados BIOS são os autênticos da Justiça Eleitoral. Confirmada essa etapa, o equipamento passa a verificar a autenticidade de um sistema chamado carregador e do sistema operacional, desenvolvido também pelo TSE. As assinaturas eletrônicas são as principais barreiras de segurança das urnas, o que permite a identificação de qualquer arquivo que tenha sido eventualmente alterado, mesmo que minimamente.

Para as Eleições 2022 a Justiça Eleitoral irá disponibilizar mais de 577 mil urnas, sendo 225 mil do novo modelo. 

Assista a série completa: 

1 –  Como é a nova urna eletrônica  2 – Como funciona a urna eletrônica 3 –  Como é a urna eletrônica por dentro  4 – Como funciona o teclado da urna eletrônica  5 – Como é o terminal do mesário na urna eletrônica  6 – Como funcionam os programas da urna eletrônica  7 – A urna eletrônica é segura