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Da Redação
Publicado em 29 de novembro de 2022 às 13:50
- Atualizado há 2 anos
A grife Balenciaga foi recentemente criticada por um ensaio de fotos que mostrava modelos mirins posando com bolsas da marca em formato de ursinhos de pelúcia.>
Os ursinhos, no entanto, eram revestidos de itens associados a fetiches e ao sadomasoquismo, como pulseira, coleiras de couro.>
A campanha de publicidade anterior da marca também inclui, em uma das fotos, uma bolsa em cima de alguns documentos. Quando as pessoas ampliaram o texto, perceberam que os papéis eram de uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos relacionada a imagens indecentes de crianças.>
A Balenciaga retirou as imagens de circulação e diz que vai "tomar medidas" em relação à campanha. Entenda:CríticasA marca de grife, já conhecida dos internautas por gerar polêmicas, começou a postar as imagens dessa campanha em suas redes sociais em 16 de novembro.>
As críticas viralizaram inicialmente nos Estados Unidos, e ganharam força após uma postagem da YouTuber June Nicole Lapine. A Balenciaga deletou todas as imagens pouco tempo depois.>
Depois disso, alguns canais de televisão de direita dos EUA publicaram a história e acusaram a grife de "endossar a pornografia infantil".>
A acusação foi alimentada pela campanha de colaboração com a Adidas, que tinha imagem de documentos sobre um julgamento sobre pornografia infantil na internet.>
As desculpas>
A empresa publicou um pedido de desculpas aos 14 milhões de seguidores no Instagram e disse que suas bolsas de pelúcia "não deveriam ter sido fotografadas com crianças".>
A marca disse ainda que removeu os itens de venda e se desculpou por exibir "documentos perturbadores" na campanha de colaboração da Adidas.>
O fotógrafo Gabriele Galimberti, que tirou as fotos da campanha, também divulgou um comunicado, dizendo que a ideia era imitar sua série Toy Stories, que tinha fotos de crianças ao redor do mundo posando com suas coisas favoritas.>
Ele disse aos seguidores que não tinha controle sobre os modelos ou produtos usados nas fotos da Balenciaga e destacou que não eram explícitos.>
Galimberti também destacou que não estava ligado à campanha anterior com a Adidas.>
A Balenciaga disse que está "tomando medidas legais" contra as pessoas que contratou para produzir as imagens por incluir "itens não aprovados".>