Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Corpo de Preta Gil já tem data para chegar no Brasil

Cantora morreu no último domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 21 de julho de 2025 às 13:11

Preta Gil
Preta Gil Crédito: Reprodução e Divulgação

Correção: Nesta segunda-feira (21), a equipe de Gilberto Gil negou que já tenha data definida para repatriação do corpo de Preta

O corpo de Preta Gil, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos, já tem data para retornar ao Brasil. De acordo com informações do RJTV, da Globo, o translado deve acontecer na próxima quarta-feira (23), após uma série de trâmites burocráticos.

"A cantora ia voltar para o Brasil, mas não chegou a embarcar. Acabou morrendo aqui em NY e agora os parentes estão organizando a repatriação do corpo de Preta Gil para o Brasil, resolvendo essa burocracia e toda documentação que é necessária. Há informações de que o corpo de Preta Gil chegará no Brasil na quarta-feira (23). Em breve, a família Gil vai anunciar também os detalhes sobre as cerimônias de despedida", afirmou a correspondente internacional Carolina Cimenti.

Preta Gil por Reprodução e Divulgação

"Preta estava nos EUA desde maio deste ano, veio para participar de um tratamento experimental por aqui, passou por consultas em dois hospitais especializados em câncer, um deles aqui em NY. Ela tinha descoberto esse câncer, um câncer no intestino, em janeiro de 2023, e vinha fazendo vários tratamentos desde então e fez uma breve pausa, quando teve um momento de respiro, quando o câncer parecia estar em remissão. Nesses últimos dois anos de tratamento, ela sempre tratou o assunto com muita força, muita coragem e muita transparência", completou a jornalista.

De acordo com informações do Consulado-Geral do Brasil em Washington D.C., o translado precisa ser conduzido por uma funerária local, em parceria com uma funerária brasileira, respeitando normas sanitárias e legais dos dois países.

Entre os documentos exigidos, estão o registro de óbito, o certificado de traslado do corpo, o certificado de embalsamamento conforme as normas americanas, e um atestado sanitário que comprove morte por doença não contagiosa.

Preta tratava um câncer no intestino desde 2023. Em dezembro do ano passado, passou por uma cirurgia de 18 horas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em maio de 2025, seguiu para os Estados Unidos para um tratamento experimental. “No Brasil, já fizemos tudo que podíamos, agora a minha chance de cura está no exterior”, declarou à época, em entrevista ao “Domingão com Huck”.

Por enquanto, não há informações sobre o velório e enterro da artista. Em nota publicada no perfil oficial de Gilberto Gil, a família lamentou a perda e pediu compreensão: "Estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas".

Preta e Gilberto Gil por Reprodução