Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

O vegetal esquecido que tem poder surpreendente para quem quer emagrecer

Esse vegetal pode ser a chave para você ter uma boa digestão e perder peso

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 24 de novembro de 2025 às 15:33

O maxixe é rico em nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo (Imagem: Adilson Sochodolak | Shutterstock)
Ele é rico em nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo Crédito: Imagem: Adilson Sochodolak | Shutterstock

Esse vegetal costuma passar despercebido na horta e apresenta benefícios surpreendentes para a saúde. Muito comum no Nordeste, o maxixe é pouco consumido em algumas regiões do Brasil. Ele é abundante em fibras e minerais que podem melhorar sua alimentação e seu bem-estar.

O maxixe integra a mesma família do pepino e da abóbora. Essa leguminosa proporciona apoio importante para quem deseja uma vida mais saudável. Ele não somente ajuda na digestão e no controle da glicemia, como também combate a constipação e contribui para o processo de emagrecimento. O segredo está na saciedade que ele provoca.

Frutas e vegetais também podem ser perigosos: muitos liberam toxinas que podem provocar reações sérias por ArtCookStudio | Shutterstock

Além desses benefícios fundamentais, o maxixe auxilia ainda na saúde cardiovascular, muscular e óssea. Suas propriedades antioxidantes e seu elevado teor hídrico o transformam em um aliado completo. Incluir o maxixe na rotina alimentar pode ser uma atitude simples e eficiente para conquistar mais saúde de modo geral.

Para quem pretende melhorar o trânsito intestinal, o maxixe é um grande colaborador. A boa quantidade de fibras que ele oferece estimula o funcionamento do intestino. Assim, ele age diretamente no combate à prisão de ventre, assim como outros alimentos conhecidos, como mamão, laranja e couve.

Saciedade e controle do peso

As fibras presentes no maxixe não apenas cuidam do intestino, mas também proporcionam uma relevante sensação de saciedade. Desse modo, o vegetal auxilia no processo de perda de peso. Permanecer satisfeito por mais tempo ajuda a controlar o apetite e a ingestão de calorias ao longo do dia, sendo um recurso estratégico para a dieta.

Nutrição, saúde celular e hidratação

O maxixe é uma ótima fonte de nutrientes essenciais. Ele contém magnésio, potássio e cálcio, minerais indispensáveis para a saúde do coração, dos músculos e dos ossos. Além disso, é composto por cerca de 95% de água, o que o torna excelente para a hidratação.

A saúde celular também é beneficiada pelo maxixe. O vegetal dispõe de propriedades antioxidantes, como a vitamina C. Esses compostos contribuem para evitar o envelhecimento precoce ao neutralizar radicais livres.

[Edicase]Sopa de legumes (Imagem: Oksana Mizina | Shutterstock) por

Para pessoas com diabetes, o maxixe é uma escolha inteligente na dieta. Suas fibras e o baixo índice glicêmico colaboram para controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso ajuda a evitar picos de glicemia. É um suporte natural para o manejo da condição.

Culinária e preparo

Embora seja da família do pepino, o maxixe não deve ser consumido cru. Para usá-lo, é importante retirar os "espinhos" que envolvem a casca do maxixe antes de cozinhar. Para saladas, você deve cozinhá-lo rapidamente no vapor antes de servir.

O maxixe tem um sabor único e ácido. Ele combina com azeite, coentro, pimentões. Dependendo da receita, até leite de coco pode ser usado. Com essa combinação, é possível fazer de ensopados a moquecas que ficam deliciosos e nutritivos.