Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Os perigos de deixar roupas íntimas sem lavar por dias

Falta de lavagem semanal de itens comuns pode aumentar presença de bactérias

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 29 de julho de 2025 às 11:31

Falta de lavagem semanal de itens comuns pode aumentar presença de bactérias
Falta de lavagem semanal de itens comuns pode aumentar presença de bactérias Crédito: IMAGEM GERADA POR IA

Itens para lavar toda semana devem ser prioridade em qualquer rotina de limpeza doméstica, especialmente para quem deseja manter a saúde e o bem-estar da família em dia.

Com o uso frequente e o contato constante com pele, suor, pelos e umidade, alguns objetos da casa acumulam sujeiras invisíveis a olho nu. Quando negligenciados, esses itens podem se transformar em focos de bactérias, fungos e odores desagradáveis. Por isso, incluí-los na limpeza semanal é uma estratégia prática para evitar problemas maiores e preservar um ambiente mais saudável.

Roupas íntimas por Shutterstock

Ao entender quais são esses itens e por que exigem uma higienização frequente, fica mais fácil organizar a rotina de cuidados com a casa. Além de evitar acúmulos indesejados, essa prática contribui para a conservação dos objetos e para uma convivência mais confortável para todos os moradores — inclusive os de quatro patas.

Cama de pet deve ser lavada semanalmente

A caminha do seu pet pode parecer inofensiva, mas ela acumula sujeiras diariamente. Pelos soltos, restos de saliva, umidade e até restos de comida se acumulam com rapidez nesse tipo de acessório, tornando-o um ambiente propício ao surgimento de germes e fungos. Por isso, a recomendação é lavar o tecido pelo menos uma vez por semana.

Além de manter o ambiente limpo, essa rotina ajuda a evitar odores persistentes e melhora o bem-estar do animal. Animais saudáveis e felizes começam por um espaço limpo e higienizado, o que também colabora com a saúde dos donos.

Trocar lençóis semanalmente evita ácaros

Lençóis e fronhas em contato constante com o corpo tendem a acumular suor, oleosidade e células mortas. Isso favorece a proliferação de ácaros e pode causar alergias respiratórias. A melhor forma de evitar esses problemas é trocar e lavar essas peças todas as semanas.

A limpeza frequente não apenas melhora a qualidade do sono, como também prolonga a vida útil do enxoval. Fronhas limpas ainda são importantes para prevenir irritações na pele e no couro cabeludo, mantendo uma rotina mais saudável.

Tapetes do banheiro devem ser higienizados

De todos os itens da casa, os tapetes do banheiro estão entre os que mais acumulam umidade. Essa umidade constante cria um ambiente ideal para fungos e bactérias, especialmente em locais com pouca ventilação. Lavar o tapete uma vez por semana ajuda a evitar bolor e mantém o banheiro mais fresco.

Além da questão da saúde, um tapete limpo traz mais segurança e conforto ao ambiente. Ele evita o mau cheiro e ainda ajuda a compor a aparência do banheiro de forma mais agradável e acolhedora.