Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Sem segredo: chef renomada ensina receita do pudim de leite condensado perfeito

Sobremesa leva apenas cinco ingredientes

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 13:28

Pudim perfeito
Pudim perfeito Crédito: Pudim perfeito

 A chef Rita Lobo, uma das mais famosas do Brasil, decidiu compartilhar sua receita de pudim de leite condensado perfeito, lisinho e sem furinhos. Para a receita dar certo, no entanto, é necessário ficar atento a alguns truques.

Pudim de leite condensado perfeito e sem furinhos por Reprodução

Um dos segredos começa na própria calda. Para não ficar com pedaços de açúcar inteiros e cristalizados, o ideal é colocar o açúcar aos pouquinhos. Quando derreter e formar um caramelo, é só colocar água, também aos poucos. Além disso, precisa ter atenção na hora de cozinhar a sobremesa. Veja abaixo:

FAÇA A RECEITA:

INGREDIENTES PARA O PUDIM

2 latas de leite condensado (395 g)

4 ovos

2½ xícaras (chá) de leite

MODO DE PREPARO DO PUDIM

Pré-aqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem.

Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.

INGREDIENTES PARA A CALDA DE CARAMELO

1 xícara (chá) de açúcar

⅓ de xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO DA CALDA

Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.

Numa panela média de borda alta, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula de silicone, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.

Transfira a calda para a fôrma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou uma luva térmica), segure e gire a fôrma devagar para caramelizar todo o fundo e a lateral. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos — se você colocar a massa do pudim sobre o caramelo muito quente, ela pode se misturar ao caramelo.

Despeje a massa do pudim na fôrma, também pelo cone central, passando por uma peneira. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira, leve ao forno e, só então, adicione a água fervente para assar o pudim em banho-maria, até cobrir metade da fôrma do pudim.

Deixe assar por cerca de 1 hora e meia. Atenção: o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo do forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso — ele termina de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.

Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve à geladeira para esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare com antecedência; o pudim pode ser mantido na geladeira por até 5 dias).

Para desenformar: passe a base da fôrma sobre a chama do fogão, apenas para soltar a calda. Cubra a fôrma com um prato que tenha borda (para evitar que a calda escorra) e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.