Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'A revolta dos malês' é destaque da matinê do Cine Glauber Rocha

O filme acompanha um grupo de escravos muçulmanos que se revoltaram contra os fazendeiros que os privaram de sua liberdade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2023 às 11:05

'A revolta dos malês' é destaque da matinê do Cine Glauber Rocha
'A revolta dos malês' é destaque da matinê do Cine Glauber Rocha Crédito: Divulgação

Um episódio histórico ocorrido na Bahia é o tema do destaque da matinê do Cine Glauber Rocha neste domingo (24.9): “A revolta dos malês”, de Belisario Franca e Jeferson De. O filme acompanha um grupo de escravos muçulmanos que se revoltaram contra os fazendeiros que os privaram de sua liberdade e será exibido às 10h30, com ingressos populares por 5 reais.

Na trama, a escrava Guilhermina consegue juntar a quantia suficiente para comprar sua liberdade e da filha, mas acaba tendo sua carta de alforria negada. Com o estouro da Revolta, ela planeja sua tão sonhada fuga rumo a uma vida nova.

O longa-metragem sobre o levante de centenas de negros iorubá - oriundos da África Central - praticantes do islamismo permanece em cartaz pelo menos até a próxima quarta-feira e é uma oportunidade para professores trabalharem o tema com seus alunos. Às terças e quartas, estudantes com até 18 anos, cursando o ensino médio, pagam somente 8 reais no ingresso.

A manhã de domingo terá ainda o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho; e uma sessão especial do Cineclube Glauber Rocha, comemorando os 10 anos do longa “Depois da Chuva”. Dirigido por Cláudio Marques e Marília Hughes, o longa baiano ganhou três prêmios no Festival de Brasília. Todas as sessões acontecem às 10h30, com ingressos por 5 reais.