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Consultora de moda da Arezzo, Bruna Oliveira fala sobre inspiração e cópia

  • Foto do(a) author(a) Leo Amaral
  • Leo Amaral

Publicado em 3 de abril de 2015 às 07:48

 - Atualizado há 2 anos

A paulista Bruna Oliveira, 32 anos, é responsável pelo atendimento aos franqueados e pelo treinamento das equipes de venda das lojas Arezzo. Formada em Jornalismo e pós-graduada em Moda, viaja pelo país traduzindo as novidades das coleções. No  bate-papo com o CORREIO, ela detalha seu trabalho e como funciona o processo de criação da marca líder no mercado brasileiro.

Há 6 anos, a jornalista Bruna Oliveira desempenha a função de consultora de moda para o grupo Arezzo (Foto: Acervo pessoal)De jornalista a consultora de moda do Grupo Arezzo & Co. Como se deu essa trajetória profissional?

Desde o período da faculdade de Jornalismo, me interessava por moda. Mas, nessa época,  não existiam ainda em São Paulo cursos de graduação na área que fossem  referência, como ocorre hoje. Ao concluir a formação, optei por realizar uma pós-graduação voltada para isso. Nesse momento, comecei a trabalhar como vendedora da loja-conceito da Arezzo, na Oscar Freire. Fiquei lá por um ano. Meu desempenho chamou a atenção da Patrícia Birman, irmã do Alexandre Birman, CEO do grupo. Ela decidiu  me promover para trabalhar no escritório da marca.

Sua rotina de trabalho se desenvolve de que forma?

Meu trabalho é focado no atendimento aos franqueados, apresentando as novas coleções no QG da Arezzo em São Paulo, e também no treinamento das equipes de vendas das lojas espalhadas pelo Brasil. Passo boa parte do tempo viajando. Trabalho também próxima ao pessoal de estilo e criação. Eles ficam no escritório do Rio Grande do Sul. E são eles que viajam para fora, pesquisando todas as tendências de acessórios, calçados e trazem essas informações para o Brasil. Eles me repassam. Junto com esse material, também acrescento os relatórios de tendências de canais especializados, depois transformo todas essas informações em algo mais comercial para que as equipes de venda possam entender durante os treinamentos.

A consultora da Arezzo veio a Salvador bater um papo sobre as novidades que acabam de chegar às lojas (fotos/Divulgação)Quais são as principais dúvidas de moda que chegam a você durante os treinamentos das equipes de venda pelo país?

Os treinamentos duram, em média, três horas e são focados em produtos e técnicas de vendas. A dúvida que sempre surge é como usar. Na verdade, como passar para a cliente a informação de como ela pode usar determinada peça que é uma tendência. A Arezzo atende a um perfil variado de clientes, mulheres mais clássicas, outras minimalistas e também fashionistas. A vendedora precisa identificar o perfil de quem ela atende e passar a informação certa.

Quais são as  apostas da coleção de Inverno da Arezzo?

A peça-chave é a bota acima do joelho. É um item cheio de estilo. Independentemente do clima, essa peça funciona muito bem para sair à noite numa cidade de Inverno mais ameno, como Salvador, por exemplo. O scarpin tem uma volta forte, com um shape bem feminino, sensual, com salto diferenciado, e as plataformas têm saltos bem altos. Outra aposta importante é o tênis jogging, inspirado na Chanel. Com ele, queremos afirmar que as mulheres podem ficar bem sem usar, necessariamente, um salto. E a quinta são as botas de cano curto, com recorte cowboy.

O que não pode deixar de aparecer numa coleção?

As sapatilhas não podem faltar, principalmente as  de matelassê. E  as sandálias plataforma com meia pata na frente  (que são um dos destaques desse Inverno), porque a mulher brasileira tem uma relação cultural muito forte com o salto.

A atriz Camila Pitanga é a garota propaganda do Inverno ArezzoComo você detecta em quais tendências apostar?

Escolhemos investir nas tendências mais comerciais, que já foram traduzidas das passarelas de grandes marcas e estampam editoriais de revistas importantes de moda e estão nas vitrines das lojas fast fashion, principalmente na Zara. Tendências consolidadas comercialmente. Trabalhamos as tendências de uma forma modernizada e sensual, nada conceitual demais, porque a Arezzo é uma marca comercial, líder de mercado. O que entra na nossa coleção é a tendência mundial, que todo mundo está usando, como celebridades ou blogueiras de moda.

De que forma vocês interpretam a questão de usar uma tendência de moda, cópia e  criação própria?

A cópia é algo falsificado. O que a Arezzo faz é uma inspiração em grandes marcas internacionais, provedoras de tendências, como Chanel, Fendi, Prada e Dolce & Gabbana. É esse produto que cria o desejo. Nós também temos uma equipe de criação e da cabeça deles saem peças que reinterpretam as tendências com a cara da Arezzo. Todas as coleções possuem shapes novos e clássicos.