Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cena gastronômica de Salvador encerra 2024 com 10 novos e bons restaurantes que valem muito a pena visitar

Este contéudo é um oferecimento da hub.nexxo - Soluções Empresariais

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 28 de dezembro de 2024 às 02:00

Restaurante de Claude Troigros na Rua Chile  Crédito: Divulgação 

Se há uma arte que cresce de forma acelerada no Brasil é a arte culinária. Um estudo divulgado no começo de dezembro, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP), reforça a importância socioeconômica do setor de alimentação fora de casa no Brasil. De acordo com o documento, o segmento movimentou cerca de R$ 416 bilhões em 2023, representando 3,6% do PIB nacional.

O estudo mostra ainda que o setor emprega diretamente 4,94 milhões de pessoas, o que corresponde a 7,9% do total de empregos formais do Brasil.

Para além da economia, o crescimento da área de bares e restaurantes movimenta a cena gastronômica local, agita a cidade, atrai mais e mais turistas e profissionaliza cada vez mais este mercado, oferecendo a baianos e visitantes experiências cada vez mais bacanas. Este ano, cerca de 1,6 mil negócios foram criados no ramo.

A seguir, 10 destes novos espaços que são imperdíveis:

Peixe do chef Kaywá Hilton para o Boia  Crédito: Divulgação 

Boia – O chef Kaywá Hilton ousa nas misturas, nos experimentos e nos conduz a uma trilha que embala todos os sentidos. Destaque para os snacks, como o sando de camarão e a carne na faca e alga nori. Como principal vá de peixe do dia com tucupi da casa, que vem acompanhado de arroz e banana.

Língua do chef Fabricio Lemos para o Megiro  Crédito: Divulgação 

Megiro – Novo empreendimento dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, o Megiro (Origem de trás pra frente) é a versão “popular” da gastronomia que o casal pratica. O ambiente é supercharmoso e o cardápio é daqueles que a gente não consegue se limitar a um ou dois petiscos. Do sarapatel a maniçoba, tudo é muito bom, mas não saia sem experimentar o rissole de camarão, receita da mãe do chef.

Morea Asia Fusion – Desta vez, o Grupo Soho apostou na comida de rua da Ásia com pratos de diversos países daquele continente. Para além do menu, criado por Carolina Schaper e Marcelo Fugita, o espaço projetado pelo arquiteto Vinicius Rosaneli leva o visitante a uma viagem, ora lúdica ora psicodélica, ao fundo do mar. Outro atrativo, além do painel assinado pelo artista paulista Felipe Ikehara, é acompanhar pela parede de vidro, a movimentação do preparo dos pratos na cozinha. De lá, peça o Milho Fries e o Morea Fried Chiken como entradinha pra compartilhar e experimente um dos drinques da casa como o MOREA Shissô.

Morea Fried Chiken Crédito: Elder Almeida Divulgação

Pala 7 - O nome é uma referência ao prédio no qual está localizado. Com menu assinado pelo chef Claude Troigros, o restaurante está localizado no terraço do edifício e tem uma bela vista da Baía de Todos-os-Santos e um projeto arquitetônico moderno e bastante aconchegante. O cardápio é amplo e variado, mas a dica é ir direto nos clássicos do chef como o seu famoso Filé au Poivre.

Casaria - Também instalado no Palacete Tira Chapeu, o Casaria, que tem origem paulistana, conta com uma varandinha que é bem atrativa. Um dos diferenciais é que a casa abre no começo do dia para o café da manhã e vai até o jantar. Destaque para o toast de cogumelos de entradinha, e o filé ao molho de queijos como prato principal.

Bacalhau defumado do Preta Tira Chapeu  Crédito: Angeluci Figueiredo/Divulgação 

Preta Tira Chapeu - Terceiro restaurante da chef Preta, este é o que pode ser considerado mais contemporâneo, embora a cozinha seja fincada na baianidade. O projeto arrojado do arquiteto Marcos Barbosa difere dos dois antecessores: Ilha dos Frades e Museu de Arte Contemporânea. Localizado no histórico Palacete Tira Chapeu, na Rua Chile, a casa tem charme e comida boa. Duas boas sugestões são o bacalhau, levemente defumado, e a moqueca de camarão com coco verde.

Camarão crocante do Cazinha Bistrô  Crédito: Marina Silva/ Correio

Cazinha Bistrô - Encravada em um dos arcos da Avenida Contorno, um pouco acima do MAM (Museu de Arte Moderna), a Cazinha Bistrô tem cardápio interessante. Embora com um espaço pequeno, conta com belos atributos naturais, como a deslumbrante vista para a Baía de Todos-os-Santos e atendimento afetuoso da equipe. Como o espaço é pequeno, é bom chegar cedo ou, no caso de jantar, fazer reserva pelo Instagram deles. Não deixe de experimentar o camarão crocante com chutney de manga, que é incrível.

Paella de camarão com chorizo de Vini Figueira para o Genaro  Crédito:  Luiz Felipe - Divulgação 

Genaro - Resgatado pelo chef Vini Figueira, o espaço, que abriga um deslumbrante painel de Genaro de Carvalho com 200 m², está localizado no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. O local, projetado pelo arquiteto Marcos Barbosa, é uma viagem pela Bahia das festas de largo, ali retratadas pelo artista. Da cozinha, saem pratos regionais como as moquecas e outras delícias mais contemporâneas com sotaque ítali-ibérico. Vale experimentar a taboca de vatapá e o espaguete à Nero, entre outras delícias.

Umami  de Vini Figueira para o Ainá Lamen   Crédito: Luiz Felipe - Divulgação 

AIná Lamén - O mais recente projeto do chef Vini Figueira, o Ainá Lamen é o primeiro restaurante especializado apenas em lámen na capital baiana. Com apenas cinco versões do lámen: camarão, barriga de porco, copa-lombo, frango e vegetariano, o cardápio traz ainda uma entrada que já se tornou carro-chefe da casa: coxas e sobrecoxas de frango empanadas e fritas (o karaage), além de duas opções de chás gelados: hibisco com canela e mate com gengibre.

Siri mole do Dona Mariquita - Casa de Veraneio  Crédito: Divulgação

Dona Mariquita – Casa de Veraneio - Embora tenha sido aberto em 2023, o restaurante Dona Mariquita – Casa de Veraneio está no rol das novidades deste ano, após passar por uma reforma que dobrou sua capacidade de assentos, passando de 66 para 103 lugares sentados. Com isso, a casa ampliou a varanda a beira-mar, que agora passa a contar com 20 lugares, e expandiu a vista para a Baía de Todos-os-Santos, além de ganhar um bar com balcão que tem o nome de Dona do Bar. Localizado no Polo de Economia Criativa, no Porto de Salvador, o espaço comandado pela chef Leila Carreiro está um luxo e merece ser visitado.

SERVIÇO:

Boia (@boiarestaurante) - Rua José Avena, nº 1, Horto. Reservas: (71) 99694-2630 | Megiro (@megiroboteco) - Avenida Santa Luzia, 656, Horto. Não faz reserva, atendimento ordem de chegada | @Morea Asia Fusion – Rooftop do Shopping Alameda Vert, na Rua Waldemar Falcão, s/n - Horto | Preta Tira Chapeu – Rua Chile, 1C, Centro. Reservas: (71) 99954-2727 | Casaria (@casaria.ssa) - Rua Chile, nº 1, Centro. Reservas: (71) 99308-8194 | Pala 7 (@palatrooftop) - Rua Chile, nº 1, Centro. Reservas: (71) 99219-7540/ 99663-8814 | Cazinha Bistrô (@cazinha bistrô) - Rua Des. Castelo Branco, 44. Solar do Unhão. Reservas pelo Instagram | Genaro (@genaroporvini) - Avenida Sete de Setembro, 1537, Campo Grande. Wish Hotel da Bahia – Reservas pelo instagram | Ainá Lamen (@ainalamen) - Travessa Bartolomeu de Gusmão, 101, Rio Vermelho | Dona Mariquita – Casa de Veraneio (@donamariquita_casadeveraneio) - Avenida da França, S/N, Comércio. Reservas: (71) 99232 -5451