Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Atividade artesanal combina bem com peças esportivas, criando um visual urbano
Helenildo Amaral
Paula Magalhães
Publicado em 19 de novembro de 2023 às 15:30
O crochê é uma manualidade muito familiar, predominantemente feminina, por ter tido seu ensino amplamente difundido no Brasil nas escolas, entre as décadas de 1940 e 1950. Muitas pessoas possuem parentes (avós, tias, mães) que aprenderam e passaram de geração a geração essa arte de transformar linhas em peças de roupas e decoração.
Agora esse fazer artesanal ganhou uma enorme evidência na moda e tem sido valorizado por marcas nacionais, internacionais e revisitado por novos criadores de uma forma inventiva, refinando seu uso e aprimorando seu design. Peças em crochê possuem bossa suficiente para serem os protagonistas dos looks e quando fazem um diálogo com outros itens de estética totalmente distinta, como o esportivo urbano, produzem composições com status fashion contemporâneo e descolado. Garimpamos achados feitos à mão, coloridos, em um brechó de Salvador e combinamos com outros elementos streetwear para provar que quanto mais diversa a mistura mais acertada ela é quando se quer um estilo único de vestir.
Fotos Gardênia Passos (@gardenia.passos) Beleza Jessica Antunes (@jessicaanttunesmakeup) Produção de Moda Paula Magalhães (@paulamagalhaes1) e Helenildo Amaral (@helenildoamaral1) Modelo Lay Ferreira (@layanesafis) da Home Models (@homemodelsssa) Locação e agradecimentos Museu de Arte Contemporânea da Bahia (@mac_bahia)
Todos os looks são do Hoja para Usar Brechó (@hoja.parausar), exceto a calça cinza Adidas que está disponível no Brechó da Betty (@brechodabetty). Acessórios e sapatos da Abx (@abxcontempo)