Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Fãs criticam SBT pelo uso de inteligência artificial na remasterização de "Chaves"

Edições geraram insatisfação nas redes sociais; público reclama de anomalias visuais

  • H
  • Heider Sacramento

Publicado em 3 de janeiro de 2025 às 10:02

Chaves e Chapolin marcaram gerações
Chaves e Chapolin marcaram gerações Crédito: Reprodução

Os fãs do clássico seriado Chaves, exibido atualmente pelo SBT, manifestaram novamente seu descontentamento com o uso de inteligência artificial na remasterização dos episódios. Em uma postagem recente no perfil Fórum Chaves, um dos maiores dedicados ao programa no Brasil, imagens de um episódio específico foram compartilhadas, evidenciando o que foi classificado como "anomalias" causadas pela ferramenta.

"Se estivesse bem feito, não teria anomalia assim. Pausar e encontrar um filme de terror a cada frame aleatório só demonstra o fato já pontuado: isso não é uma remasterização, é apenas um profissional não capacitado mexendo num software que não conhece", escreveu a conta, gerando uma grande repercussão na rede social X (antigo Twitter). A crítica se baseia em distorções visuais que os fãs alegam comprometer a experiência do seriado, que é um ícone da TV brasileira.

Desde o retorno de Chaves e Chapolin à programação do canal, em novembro, os espectadores têm criticado a prática. A remasterização, que visa melhorar a qualidade visual e sonora dos episódios antigos, é uma tentativa de modernizar o conteúdo, mas, no caso de Chaves, a tecnologia de inteligência artificial utilizada tem gerado desconforto.

O SBT já se pronunciou sobre o tema, afirmando que a ferramenta continuará sendo usada, mas com mais atenção aos feedbacks do público, "sempre objetivando a reprodução tal como foi captada", conforme divulgado em nota no final de outubro.