Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Flipelô terá Raphael Montes e Lázaro Ramos em edição que homenageia Dias Gomes

Festa literária vai acontecer de 6 a 10 de agosto, no Pelourinho

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 17 de julho de 2025 às 05:00

Dias Gomes (reprodução) Rosane Svartman
Dias Gomes (reprodução) Rosane Svartman Crédito: Dias Gomes (reprodução); Lázaro Ramos (Sora Maia/CORREIO); Rosane Svartman (Manoella Mello/Globo) e Raphael Montes (Victor Prataviera/divulgação)

Muito associado à televisão e ao teatro, o baiano Dias Gomes é bastante respeitado como autor. No entanto, raramente é incluído na lista dos grandes escritores locais, ao lado de nomes como Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro ou Castro Alves. Mas a Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho), que acontecerá de 6 a 10 de agosto, vai dar a Dias Gomes o destaque que ele merece. Afinal, o criador de histórias como Roque Santeiro e O Pagador de Promessas será o homenageado desta edição no evento literário.

Entre as ações que integram a homenagem, está uma exposição com obras criadas por 18 artistas, que se inspiraram no universo do autor.

A gente vem de uma cultura onde as pessoas conhecem as obras, mas não sabem que elas são de Dias Gomes. Então, elaboramos todo o histórico dele e passamos para todos os artistas

Mário Édson, 

curador da Rota das Artes, uma seção da Flipelô que abrigará quatro exposições

O lançamento da programação da Flipelô deste ano aconteceu ontem pela manhã, na Igreja do Passo, cujas escadarias serviram de cenário para o clássico filme O Pagador de Promessas (1962), única produção brasileira a vencer a Palma de Ouro em Cannes. Uma das presentes na cerimônia foi a publicitária Maria João Amado, neta de Jorge Amado.

“É uma emoção enorme ver o quanto essa festa literária tem crescido e atraído a atenção das pessoas. Hoje é uma das festas mais importantes do país, principalmente pelo interesse da população”, disse Maria. Durante a Flipelô, será lançado um livro de cartas trocadas entre Dias Gomes e Jorge Amado.

Escritores

Entre os autores que estarão presentes na edição deste ano, um dos destaques é o carioca Luiz Antônio Simas, autor de livros como Maldito Invento Dum Baronete: Uma Breve História do Jogo do Bicho. No dia 8, Simas, que é também compositor, estará numa conversa sobre o samba.

No dia 9, é a vez de um dos autores mais populares do Brasil atualmente: Raphael Montes, que, além de escritor, é também o criador da novela Beleza Fatal, com Camila Pitanga. Montes vai participar de uma mesa sobre novelas e a obra de Dias Gomes para a TV.

Outra personalidade ligada a novelas que marcará presença é Rosane Svartman, criadora do sucesso Vai na Fé (2023) e também responsável por Dona de Mim, atual novela das sete da Globo. Svartman estará na Vila Literária, espaço dedicado ao público jovem, que funcionará no Largo Tereza Batista. Por lá, passarão também Lázaro Ramos, Thalita Rebouças e Elísio Lopes Júnior.

Escritoras internacionais também estarão na programação, como a poetisa e educadora americana Tracy K. Smith, que já venceu o Pulitzer de Poesia em 2011. Também vem à Flipelô a indiana Shelly Boil, a chilena Andrea Jeftanovic e o argentino Leopoldo Castilla. Todos esses vão participar de mesas no Museu Eugênio Teixeira Leal.

DESTAQUES DA FLIPELÔ

Vila Literária

O espaço, dedicado ao público jovem, vai funcionar no Largo Tereza Batista, com mesas de debate e bate-papos. Por lá, passarão autores como Lázaro Ramos, Rosane Svartman e Thalita Rebouças.

Casa Motiva

Uma das novidades da edição deste ano, a Casa Motiva terá saraus, oficinas de criação literária e de roteiro para teatro, além de apresentações musicais. Um dos autores presentes será o marfinense Gauz, autor do romance De Pé Tá Pago.

Museu Eugênio Teixeira Leal

Vai sediar mesas com autores nacionais e internacionais, como a poetisa Tracy K. Smith, vencedora do Prêmio Pulitzer em 2011. A portuguesa Anabela Mota Ribeiro também estará lá.

Espaço Infantil Mabel Velloso

Funcionará na Praça das Artes e terá contação de histórias, lançamentos de publicações de autores baianos e oficinas criativas. Emília Nunez, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria infantil em 2023, estará numa das conversas com o público.

SERVIÇO

Data: 6 a 10 de agosto

Local: Pelourinho (em diversos espaços)

Ingresso: grátis

Transporte: haverá vans gratuitas disponíveis para levar o público da Estação de Metrô do Campo da Pólvora até o Pelourinho e vice-versa