Ícone fashion, Iris Apfel morre aos 102 anos

Ela alcançou a fama no mundo da moda nos anos 80 e 90; seu guarda-roupa formou uma exposição de sucesso no Metropolitan Museum of Art

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2024 às 22:35

Morreu nesta sexta-feira (1º), aos 102 anos, a ícone fashion Iris Barrel Apfel. Formada em História da Arte, Iris era referência no estilo maximalista e alcançou a fama no mundo da moda nos anos 80 e 90. Seu guarda-roupa formou uma exposição de sucesso no Metropolitan Museum of Art. No Instagram reunia quase 3 milhões de seguidores.

Ela, que trabalhou por anos como designer de interiores antes de cravar seu nome no legado da moda, deixou suas ideias até mesmo na Casa Branca. Ao lado do marido, Carl Apfel, que morreu aos 100 anos, em 2015, criou uma empresa de tecelagem trabalhando nos mandatos de nove presidentes dos Estados Unidos, incluindo as famílias Kennedy e Clinton.

A "adolescente mais velha do mundo", como ela se autodenominava, ganhou sua própria versão da boneca Barbie e uma exposição no Metropolitan Museum of Art, intitulada Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Collection, em 2005. A mostra reuniu uma coleção de roupas e acessórios de Iris divididos em 80 looks, que, quando não estavam emprestadas para os eventos, ocupavam dois andares no apartamento da Park Avenue.