Jota Velloso e Gustavo Caribé fazem show neste sábado (25)

Dupla vai apresentar novas canções em show aberto no Santo Antônio Além do Carmo

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2024 às 21:59

Gustavo Caribé e J. Velloso
Gustavo Caribé e J. Velloso Crédito: Mirella Medeiros/divulgação

J. Velloso e Gustavo Caribé apresentam amanhã, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, as canções do álbum que lançaram no mês passado, J. Velloso e Recôncavo Experimetal, disponível nas plataformas de música.

O show, às 19h e com entrada gratuita, será uma celebração da cultura popular, com participações das manifestações culturais citadas no disco, como Caretas de Acupe, Maculelê, Capoeira, Nego Fugido de Acupe e Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

As 13 faixas do álbum destacam temas que vão desde a capoeira até o reggae, passando pelo samba-chula, pagode e rock. As letras, repletas de imagens do Recôncavo, abordam as riquezas e os problemas daquela região. Além disso, as canções misturam elementos tradicionais com outros mais modernos, como a música eletrônica.

Há também muita guitarra e baixo. “Gustavo pega a chula [tradição do Recôncavo] e bota a sonoridade que ele gosta, com pop, rock, música eletrônica... ele gosta da música 'na pressão', com um 'gravão'. É quase um mangue beat do Recôncavo”, disse J. Velloso na época do lançamento.

Gustavo Caribé, que é sobrinho de Roberto Mendes - importante compositor de Santro Amaro - reconhece a importância do tio na sua formação musical: “Ele me apresentou as chulas e foi meu grande mestre. Minha base de formação como músico vem dele. E também da convivência com as coisas de Santo Amaro, como a capoeira e o maculelê”. Mas Gustavo diz que passou por uma transformação musical quando conheceu outros gêneros, como o reggae - que também tem força no Recôncavo - e o rock.

“Tinha vontade de fazer música com as timbragens do rock. O Nação Zumbi foi uma grande inspiração para mim. Eles uniam samba, maracatu e candomblé! Aquilo me deu muita coragem”, revela Gustavo. Mas ele reconhece que, inicialmente, houve quem torcesse o nariz para sua ousadia de fazer uma chula que se distanciava da tradicional: “Mas tem muito de chula em meu trabalho porque vivi isso intensamente”, garante.

Show de J. Velloso e Recôncavo Experimental. Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Sábado (25), 19h. Grátis