Monge católico causa polêmica ao revelar ser homem trans

Esse seria o primeiro caso registrado na igreja católica

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2024 às 10:51

monge católico transsexual
monge católico transsexual Crédito: Redes sociais

Um eremita diocesano, religioso que usa hábito e se dedica a orações silenciosas, revelou que era, na verdade, um homem trans de 39 anos. O monge católico surpreendeu a todos ao contar a situação no último domingo (19).

Ele fez a confissão ao Religion News Service no dia em que comemora o Pentecostes, uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. "Vocês têm que lidar conosco, porque Deus nos chamou para esta igreja. Esta é a igreja de Deus, e Deus nos chamou e nos inseriu nela", afirmou Christian.

A revelação da transexualidade ocorreu após a permissão do bispo John Stowe, da Diocese de Lexington, em Kentucky. Christian se converteu ao catolicismo em 2010 e, após a conversão, começou a atender pessoas que trabalhavam nas artes, segundo o site Extra.

No entanto, devido ao documento do Vaticano do ano 2000 que, de acordo com uma reportagem do Catholic News Service, declarava que qualquer pessoa que tivesse passado por uma mudança de sexo era inelegível "para casar, ser ordenado ao sacerdócio ou ingressar na vida religiosa", ele decidiu procurar uma diocese que te aceitasse.

"Foi um enorme alívio. Eu estava aos prantos. Senti a minha esperança reviver", disse o monge. "Minha disposição de estar aberto a ele se deve ao fato de ele ser uma pessoa sincera que busca uma forma de servir à Igreja", explica Stowe.

O Vaticano publicou, em abril deste ano, uma declaração de 20 páginas que discutia a visão da Igreja Católica sobre as pessoas transexuais, a "Dignidade Infinita". Essa declaração foi aprovada e, para o Papa Francisco, ninguém deve tentar alterar o plano de Deus.