GUARDIÕES DA BAÍA

Pescadores da Colônia de Pesca Z1 são homenageados em mostra fotográfica na Barra

Fotografia ficarão em exibição até dia 1º de junho

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2024 às 15:21

Intitulada "Guardiões da Baía", a mostra terá 24 imagens fotográficas Crédito: Diego Sei

Intitulada "Guardiões da Baía", a mostra com 24 imagens fotográficas será exibida na Galeria Fragmentos até o dia 1º de junho no anexo ao Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, localizada no Forte Santa Maria, ao lado do Porto da Barra.

As fotografias foram registradas pelo fotógrafo e artista visual baiano Diego Sei, as imagens visam reconhecer a importância da Colônia de Pesca Z01 e foram capturadas, entre 2021 e 2024, nas regiões da Feira de São Joaquim, Solar do Unhão, Gamboa de Baixo, Porto da Barra, Rio Vermelho e Amaralina, capatazias integrantes da colônia.

De acordo com o artista Diego Sei, o trabalho é um desdobramento das pesquisas do projeto 'CÓR-REGO' e que tem o intuito de chamar a atenção para a relevância do ofício tradicional dos pescadores de Salvador, protagonistas da economia do mar e do aspecto patrimonial da Baía de Todos-os-Santos.

“A partir desse olhar para as águas do Atlântico e da Baía de Todos-os-Santos é que passamos a entender que os pescadores e pescadoras artesanais são detentores de saberes tradicionais e guardiões do espaço marinho e costeiro, e também da cultura e força histórica da atividade nestes territórios”, avalia o fotógrafo.

Além da exposição física que acontecerá ao ar livre, em um dos espaços turísticos mais movimentados da cidade, a visitação também pode ser feita na Galeria Virtual. A exposição é uma realização da Wilson Sons, com produção de Diego Sei e curadoria de Camila Contreras, idealizadores do CÓR-REGO.