DIA DAS MANUALIDADES NA RUA

Semana Fashion Revolution oferece atividades gratuitas de artesanato e moda neste sábado (20)

A atividade é de acesso livre e apenas as oficinas necessitam de inscrição

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2024 às 21:06

Centro Cultural Solar Ferrão
Centro Cultural Solar Ferrão Crédito: Reprodução/Google Street View

A Semana Fashion Revolution vai comemorar neste sábado (20), o Dia das Manualidades na Rua com atividades gratuitas de artesanato e moda. A atividade acontece às 14h, no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho), em Salvador.

Entre as atividades, estão a disponibilização de máquinas de costura para uso livre, mutirão de consertos de roupas, oficinas de carimbo em tecido e “junkie journal” (cadernos feitos a partir de material reciclável), produção coletiva de uma bandeira de retalhos e assinatura de carta aberta para o poder público e sociedade. A atividade é de acesso livre e apenas as oficinas necessitam de inscrição.

Oficina de Carimbo em Tecido

Nesta oficina, haverá a confecção de um carimbo caseiro para carimbar ecobags, que serão distribuídas para os participantes. Ao final da aula, todos terão um carimbo e uma ecobag estampada por si mesmos. Se inscreva aqui 

Oficina de Junkie Journal

Nesta oficina, os participantes vão aprender a produzir um caderno a partir de embalagens de delivery destinadas ao lixo. Além de ter um caderno personalizado, a atividade busca refletir sobre a geração de resíduos e formas criativas de reduzir o lixo. Se inscreva aqui  

O Fashion Revolution é um movimento global criado em 2013, na Inglaterra, motivado pela tragédia ocorrida na fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, que vitimou mais de 1.100 trabalhadoras e trabalhadores da moda. Desde então, a organização defende que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável, atuando por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação.

No Brasil, o movimento existe desde 2014 e vem desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a conexão entre pessoas, iniciativas e organizações do setor. Em 2018, foi criado o Instituto Fashion Revolution Brasil, uma organização da sociedade civil.