Bahia atropela o Itabuna na Fonte Nova e se isola na liderança do Baianão

Destaque no confronto, volante Yago marcou dois gols

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 23:28

Yago gol
Volante Yago comemora gol de falta marcado no primeiro tempo Crédito: Tiago Caldas /EC Bahia

A liderança do Campeonato Baiano segue nas mãos do Bahia. Como um trio elétrico, o tricolor atropelou o Itabuna na noite desta quarta-feira (7) e, mesmo com um time reserva, goleou por 5x0, na Fonte Nova.

Depois de um primeiro tempo de pouca intensidade no qual saiu na frente em linda cobrança de falta de Yago, o Esquadrão abriu a porteira na segunda etapa. O próprio Yago voltou a balançar as redes, enquanto Ademir, Cauly e Gabriel Xavier completaram o placar.

Foi a quinta vitória seguida do time principal do tricolor, que tem 100% de aproveitamento na temporada. O triunfo deixa o Bahia com 13 pontos, isolado na liderança do estadual e cada vez mais perto de confirmar a classificação para a semifinal. Com seis pontos, o Itabuna é o 8º, e continua ameaçado pelo rebaixamento.

O JOGO

Como era esperado, Ceni voltou a rodar o time. Dos titulares na vitória sobre o Sport, apenas Caio Alexandre e Jean Lucas foram mantidos. A grande novidade foi a estreia do zagueiro Cuesta, titular ao lado de Gabriel Xavier.

Apesar das alterações, o Bahia não mudou a sua forma. Com mais posse de bola, o tricolor dominou o Itabuna logo nos primeiros minutos, mas o time não conseguiu apresentar a mesma intensidade de outras partidas.

Com a dificuldade de articulação ofensiva do meio-campo formado por Caio Alexandre, Yago e Jean Lucas, o tricolor sofreu para criar chances claras. Na primeira grande oportunidade, Cicinho cruzou rasteiro e Yago, dentro da área, chutou por cima. Minutos depois, o volante se redimiu.

Na cobrança de falta direta, Yago surpreendeu o goleiro Jorge com um belo chute e marcou um golaço para o Esquadrão, aos 26 minutos.

O segundo do Bahia quase saiu logo na sequência. Ademir puxou o contra-ataque e achou Ratão livre. O atacante cruzou para Everaldo, que tentou pegar de primeira e mandou longe do gol.

Já no final do primeiro tempo, Yago cobrou escanteio na área, a bola passou por toda a defesa e chegou livre para Ratão. Sem goleiro, o atacante tentou de cabeça e acertou o travessão.

DESLANCHOU 

O Bahia voltou do intervalo mais incisivo no ataque, mas empilhou chances perdidas. Ratão, Everaldo e Jean Lucas ficaram no quase. A falta de pontaria deixou a torcida impaciente. Parte dos tricolores pediram a saída de Rafael Ratão e foram atendidos.

Rogério Ceni sacou Jean Lucas e Ratão e colocou Thaciano e Cauly nas respectivas vagas. Mas quem voltou a brilhar foi Yago. Depois da linda jogada individual, Cicinho cruzou para trás e o volante mandou para o fundo das redes, anotando o segundo gol na partida, aos 17 minutos.

A torcida ainda comemorava o gol de Yago quando o terceiro saiu. Apenas um minuto depois, Ademir recebeu o lançamento, ganhou do marcador na velocidade e tocou por cavadinha sobre o goleiro Jorge.

Com o Itabuna atordoado, a porteira se abriu para o tricolor. Aos 24 minutos, Cauly recebeu de Biel na entrada da área e transformou o placar em goleada. Foi o primeiro gol do camisa 8 na temporada.

Com o Bahia totalmente presente no ataque, o quinto gol saiu de forma natural. Luciano Juba cobrou escanteio na área e Gabriel Xavier completou para as redes, dando números finais ao duelo.

FICHA TÉCNICA

Bahia 5x0 Itabuna - Campeonato Baiano (6ª rodada)

Bahia: Adriel, Cicinho, Gabriel Xavier, Cuesta e Ryan; Caio Alexandre (Sidney), Yago e Jean Lucas (Thaciano); Ademir, Everaldo (Biel) e Ratão (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.

Itabuna: Jorge, Carlinhos, Vital, Diego Augusto e Maycon (Caetano); Gabriel, Tsumita (Silvano) e Jussimar; Guilherme Ivo (João Neto), Romário e Reninha (Manoel). Técnico: Maico Franco.

Local: Fonte Nova

Gols: Yago, aos 26 minutos do 1º tempo, e aos 17 do 2º tempo, Ademir, aos 18, Cauly, aos 24, Gabriel Xavier, aos 30

Público: 15.388 pagantes

Renda: R$ 386.096,00

Arbitragem: Wagner Francisco Silva Santos, auxiliado por Jucimar dos Santos Dias e Edevan de Oliveira Pereira.