Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Fluminense vence Ulsan HD e só precisa empatar para se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes

No sufoco, clube brasileiro bateu time coreano por 4 a 2

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 21 de junho de 2025 às 21:15

Clube carioca agora é lider do grupo F
Jhon Arias ganhou prêmio de melhor jogador da partida Crédito: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Até a metade do primeiro tempo do duelo deste sábado com o Ulsan HD, da Coreia do Sul, o Fluminense indicava que seria capaz de construir uma vitória tranquila na segunda rodada do Mundial de Clubes. Depois de abrir o placar com Arias, contudo, atrapalhou-se, deixou o time coreano virar o jogo e sofreu muito até vencer por 4 a 2, para o alívio dos torcedores tricolores presentes no MetLife Stadium, em East Rutherford, New Jersey.

Com quatro pontos, mesma pontuação do vice-líder Borussia Dortmund, a equipe tricolor termina a rodada na liderança por ter um gol a mais de saldo que rival alemão. Se empatar com o sul-africano Mamelodi Sundowns - terceiro colocado, com três pontos -, às 16 horas (de Brasília), na quarta-feira, garante a classificação sem precisar de combinações de resultados.

Frente a um adversário mais frágil que o Dortmund, com o qual empatou sem gols na primeira rodada, o time comandado por Renato Gaúcho se apresentou com uma nova configuração do meio de campo para frente. Preservada a presença do indispensável Arias e da dupla de contenção formada por Hércules Martinelli, saíram Nonato, Everaldo e Canobbio para as entradas de Ganso, Cano e Serna.

Pareciam acertadas as escolhas de Renato. Serna trabalhava muito bem pelo lado esquerdo com Fuentes, e Arias, embora tivesse menos apoio de Guga, acelerava o jogo pela direita. O fluminense trabalhava bem a bola para desafiar a linha de cinco que encerrava a marcação em blocos baixos organizada pelos sul-coreanos.

O controle de jogo tricolor só foi traduzido em gol na segunda metade da etapa inicial, aos 27 minutos, quando Arias acertou belíssima cobrança de falta. O chute colocado no canto do goleiro Hyen-Woo foi um dos últimos atos do time carioca antes de o cenário da partida se transformar totalmente.

A história mudou com um erro de passe de Ganso, causador de um contra-ataque que terminou com Jin-Hyun recebendo livre, um pouco sem ângulo, para colocar na rede e empatar a partida.

Um pouco atordoado, o Fluminense dava muitos espaços e cometia erros básicos na defesa, a exemplo da bola mal afastada por Freyres na origem do lance do segundo gol do Ulsan, marcado por Um Won-Sang, de peixinho, após cruzamento a meia altura.

Ao voltar para o segundo tempo, com Everaldo no lugar de Ganso, o time tricolor mostrava nervosismo e desorganização. Dessa forma, ficou vulnerável e deu condições para que o Ulsan ficasse ainda mais à vontade em campo, a ponto de criar duas chances muito claras que só não foram transformadas no terceiro gol por falha técnica dos coreanos.

A tensão diante da série de infortúnios, contudo, foi superada, e o Fluminense foi capaz de se reorganizar. Nonato, que substitui Martinelli, fez o gol do empate, ao aparecer na área para aproveitar uma bola mal afastada e colocar na rede, finalizando a jogada que ele mesmo começou com um desarme. A virada saiu dos pés do zagueiro Freytes, antes de Keno espantar qualquer chance dos sul-coreanos, ao marcar nos acréscimos.