ESPORTES

Isaquias Queiroz vence com facilidade prova na Copa do Mundo de Canoagem Velocidade

É o primeiro grande evento do atleta na temporada em preparação para os Jogos Olímpicos

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 11 de maio de 2024 às 13:14

Isaquias Queiroz
Isaquias Queiroz Crédito: William Lucas/COB

O brasileiro Isaquias Queiroz venceu a final do C1 500 da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade de Szeged, na Hungria, neste sábado. Ele completou a prova em 1min45s88, praticamente cinco segundos abaixo do que ele conseguiu na semifinal na sexta Os irmãos Serghei e Oleg Tarnovschi, da Moldávia, terminaram com a prata e bronze, respectivamente, e mais de um segundo atrás do brasileiro.

A competição na Hungria é o primeiro grande evento de Isaquias Queiroz na temporada em preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Após assegurar vaga para o Brasil no Mundial de 2023, o atleta não competiu no Pré-Olímpico das Américas da modalidade, no qual o Brasil obteve a cota no C2 500. O C1 500 não está no programa de Paris-2024.

Vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, Isaquias reforçou os treinamentos nos últimos meses para retomar a boa fase antes da Olimpíada na França. Campeão nos Jogos de Tóquio-2020 no C1 1000 e dono de quatro medalhas olímpicas, o atleta busca se tornar o recordista brasileiro em pódios na história dos Jogos Olímpicos.

Isaquias está encarando a Copa do Mundo como a preparação final para chegar forte em Paris-2024. Ele afirmou em vídeo na Confederação Brasileira de Canoagem(CBCa) que seria um teste e definiu a competição na Hungria como um "aquecimento".

Gabriel Assunção do Nascimento, outro brasileiro na prova deste sábado, ficou na segunda posição da final B com 1min49s00 e terminou na 11ª colocação na classificação final. No C2 500 (prova olímpica), Gabriel e Mateus Nunes dos Santos ficaram na quarta posição da final B com 1min42s60, terminando na 13ª posição no geral.