Mateus Gonçalves ressalta boa fase no Vitória e elogia Condé

Atacante vem ganhando oportunidades no time titular e vê como positiva a gestão de grupo feita pelo treinador do Leão

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2023 às 16:44

Matheus Gonçalves vai pra cima da marcação da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli
Mateus Gonçalves vai pra cima da marcação da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

Peça importante desde que chegou no Vitória, o atacante Mateus Gonçalves ressaltou que sua passagem pelo Leão vem sendo uma das mais importantes de sua carreira. Aos 28 anos, o atacante veio do América-MG no final de junho e, em seis partidas disputadas, contribuiu com duas assistências. Uma contra a Chapecoense e outra diante do Novorizontino.

Em coletiva antes do duelo contra o Londrina na noite desta segunda-feira (8), pela 22ª rodada da Série B, Gonçalves ressaltou o bom momento que vem vivendo com a camisa rubro-negra e vê como uma das melhores em sua carreira até aqui.

“Eu tive muito respaldo aqui no Vitória, né? Me deram confiança, desde a presidência até a comissão técnica, então estou tentando aproveitar da melhor maneira para ajudar meus companheiros. Posso considerar esse um momento muito bom na minha carreira, eu acho que todo jogador precisa estar confiante, estar feliz, e eu acho que é um dos aspectos para isso estar acontecendo. É um excelente momento”, comentou.

A boa fase vivida por ele e pelo elenco na competição, segundo o atacante, se deve ao bom trabalho desenvolvido pela comissão técnica dentro e fora dos gramados. Para Mateus Gonçalves, um dos pontos fortes do trabalho de Condé é a ótima gestão de grupo entre os atletas.

“Uma das coisas que me chama bastante atenção no Léo Condé é a forma que ele gere o grupo. Eu acho que todos que estão aqui no elenco se sentem motivados, ele consegue nos manter motivados. E claro que no futebol é natural que alguns vão jogar mais, alguns vão jogar menos, mas isso eu gostei bastante da comissão, que eles ofertam o trabalho para todos, tanto a equipe titular, quanto a equipe reserva. Todos que entram sabem exatamente o que tem que fazer, independente se tá de titular ou se tá de reserva. Fico feliz de estar num grupo desse”.

Sobre o trabalho técnico, o atacante também falou sobre o esforço que tem feito para aprimorar o trabalho ofensivo. Segundo Gonçalves, seu trabalho muitas vezes vai além do que foi estabelecido pela comissão durante o dia. Segundo o atacante, é a oportunidade que tem para se preparar para os ‘momentos-chave’ de cada partida.

“A gente sempre tá acostumado a trabalhar mais. Chegar mais cedo, sair um pouco mais tarde e a gente tem alguns trabalhos específicos de finalização, cruzamento, passe… isso aí a gente tem que tá bem em cima porque no jogo às vezes a gente tem uma oportunidade de dar esse passo pro companheiro, às vezes tem uma finalização no jogo. Então tem que estar bem preparado porque nos momentos cruciais posso resolver uma partida, que são três pontos importantíssimos”.

Outros destaques da entrevista de Mateus Gonçalves:

  • Expectativa para o duelo contra o Londrina
    “A expectativa é boa, porém nesse segundo turno o campeonato fica muito difícil, então cada jogo tem uma história, a gente não pode simplesmente se apoiar nas estatísticas. Eu acho que tem que trabalhar bastante, vai ser um jogo super difícil. A tabela às vezes engana um pouco, então a gente tem que continuar com com o pé no chão, passo a passo, porque podemos esperar um Londrina motivado, bem preparado para tentar sair dessa situação [na tabela]. Nós viemos com um objetivo bem claro, então vamos continuar trabalhando forte para poder buscar um resultado excelente pro restante da nossa campanha”.

  • A sequência de cinco jogos sem perder dá confiança ao elenco?
    “É, com certeza. Eu acho que quando você vem de uma sequência de seis ou cinco jogos sem derrota, consegue manter e dar uma regularidade, isso dá uma confiança para elenco. Isso nos dá uma esperança, dá uma tranquilidade. Querendo ou não, a gente entra também um pouco na zona de conforto, que é onde nós temos que tomar muito cuidado, não baixar a guarda. Mas dá sim uma certa estabilidade e confiança pro próximo jogo”.

  • Como está a preparação para o confronto?
    “Olha, a preparação está sendo boa como sempre foi, nós vemos um trabalho sendo bem feito pela comissão. Porém é preciso muita concentração porque é um jogo fora de casa, um jogo difícil. O Londrina precisa somar pontos, tenho certeza que vão montar uma boa estratégia. Então, a gente tem que entrar ligado desde o primeiro minuto para poder não ter nenhuma surpresa”.

  • Sobre a atuação de Giovanni Augusto e as mudanças táticas no time
    “Cada jogo é uma história, né? Cada jogo é um jogo. Porém, a estratégia que nós estamos adotando com a nossa linha de cinco vem dando certo e com certeza o Giovanni Augusto é um é um jogador que agrega muito. É um jogador muito experiente, muito técnico. Quando ele entra e fica preenchendo o meio de campo a gente muda um pouco a formação tática, ele contribui muito para a gente começar a ter um pouco mais do mano a mano, ter mais jogadas individuais pelo lado do campo. Mas como eu falei, cada jogo tem uma história e depende muito da formação tática. Todos os jogadores que vêm entrando tem ajudando. O banco de reservas hoje está resolvendo praticamente 100%o dos nossos jogos. Então eu costumo dizer que é um elenco, é um grupo. Não é [jogador] ‘A’, nem ‘B’, eu acho que todos ali cooperam e esse é um dos segredos do nosso sucesso”.

  • Sobre a visão do elenco em relação a tabela da Série B
    “Com certeza é uma coisa que a gente conversa [sobre a tabela]. Mas o mais importante é focarmos no que nós podemos fazer, porque querendo ou não a gente depende de nós mesmos. Então temos que estar cientes de que podemos abrir sete pontos com uma vitória, porém primeiro é pensar em nosso próximo jogo. O mais importante é contra o Londrina, depois a gente pensa no próximo”.