Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Nem Argentina, nem França: veja os possíveis adversários do Brasil na Copa do Mundo 2026

Fifa confirmou seleções que estarão em cada um dos potes que serão utilizados para o sorteio dos grupos do Mundial

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 25 de novembro de 2025 às 17:19

Vini Jr e Sabaly durante o amistoso Brasil x Senegal
Vini Jr e Sabaly durante o amistoso Brasil x Senegal Crédito: Joilson Marconne/CBF

Com passagem carimbada para a Copa do Mundo 2026 desde outubro, a seleção brasileira já sabe quais poderão ser seus adversários no Mundial. É que a Fifa oficializou, nesta terça-feira (25), as seleções que estão em cada um dos potes que serão utilizados para formar os grupos durante sorteio, que será realizado no dia 5 de dezembro.

Confirmada no pote 1 antecipadamente, uma vez que ocupa a 7ª posição no ranking da Fifa – todas as oito primeiras seleções colocadas no ranking serão cabeça-de-chave –, a canarinha não poderá enfrentar outra seleção sul-americana, conforme regra da entidade, que só terá exceção para os times da Uefa, já que conta com 16 representantes.

Desta forma, o Brasil não terá como encarar, na fase de grupos, Colômbia, Equador, Uruguai e Paraguai, tampouco a Bolívia, caso confirme vaga durante a repescagem. A Argentina, que também está no pote 1, não poderá, da mesma maneira, ser adversária da seleção brasileira.

México - País sede   por Reprodução / X

Outra medida criada pela Fifa é a impossibilidade de haver mais de duas seleções europeias no grupo. Desta forma, caso sejam sorteadas duas seleções da Uefa no grupo do Brasil, o time sorteado no pote 4 terá que ser obrigatoriamente do continente asiático ou africano.

Com as regras estabelecidas, uma destas seleções do pote 2 deverão ser enfrentadas pelo Brasil: Croácia, Marrocos, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Áustria e Austrália.

As seleções do pote 3 que podem cruzar o caminho do Brasil na fase de grupo são: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.

Já os possíveis adversários no pote 4 são: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curação, Haiti, Nova Zelândia, já confirmados; o vencedor dos confrontos entre Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia e Herzegovina; o vencedor dos confrontos entre Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia; o vencedor dos confrontos entre Turquia, Eslováquia, Romênia e Kosovo; o vencedor dos confrontos entre Dinamarca, República Tcheca, Irlanda e Macedônia do Norte; o vencedor dos confrontos entre Bolívia, Suriname e Iraque; e o vencedor dos confrontos entre República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledônia.

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 está previsto para acontecer no dia 5 de dezembro, uma sexta-feira, em Washington. Será possível acompanhar as definições às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na TV Globo, sportv, ge TV, Fifa+, Cazé TV e SBT.