Pressionado, Bahia pega o Bragantino na abertura do returno da Série A

Tricolor conta com o apoio da torcida para vencer na Fonte Nova

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 20 de agosto de 2023 às 05:00

Pressionado, Renato Paiva conta com a qualidade de Cauly para vencer o Bragantino
Pressionado, Renato Paiva conta com a qualidade de Cauly para vencer o Bragantino Crédito: FELIPE OLIVEIRA/EC Bahia

O futuro do Bahia no Campeonato Brasileiro será definido em 19 jogos. O primeiro deles será neste domingo (20), contra o Red Bull Bragantino, na Fonte Nova, pela abertura do segundo turno da competição. A bola rola a partir das 16h.

Contra o clube paulista, o Bahia tem pelo menos duas missões. A primeira é a de estabelecer uma sequência de triunfos em casa para se distanciar das últimas posições na tabela.

O tricolor é o 16º colocado, com os mesmos 18 pontos do Santos, primeiro time na zona de rebaixamento, mas leva vantagem no saldo de gols.

Na última exibição na Fonte Nova, o time de Renato Paiva deixou boa impressão e venceu o lanterna América-MG por 3x1. O atacante Rafael Ratão marcou um dos gols naquele jogo e espera repetir a dose.

“Muito feliz de marcar um gol neste início, mas quero mais, estou trabalhando, trabalhando a parte física. Não estou 100% fisicamente, mas a cada jogo fico melhor. Estamos trabalhando muito essa questão de finalização ao gol, um contra um, dois contra dois, para marcar quando chegar nos jogos. Tenho muita confiança no trabalho que estamos fazendo”, disse o atacante.

A tendência é de mais um jogo de casa cheia na Fonte Nova. Até sexta-feira, cerca de 40 mil ingressos haviam sido garantidos pelos tricolores entre sócios com acesso ao estádio e vendas avulsas. É essa pressão das arquibancadas que o Esquadrão quer ter como trunfo.

Além disso, Ratão dá a receita para o Bahia dominar o Bragantino e vencer o confronto. “Em casa, temos que impor nosso jogo, entrar ligados, entrar a milhão, buscar o gol sempre, como foi contra o América-MG. Entrar nessa pegada, com esse espírito, marcando em cima para sair com um bom resultado”.

O segundo objetivo é manter o tabu contra o Red Bull Bragantino, de quem o Esquadrão nunca perdeu em casa, seja na Fonte Nova ou em Pituaçu.

As equipes se enfrentaram 12 vezes em Salvador, por Série A, B e C. O Bahia venceu seis e empatou seis. O último encontro na capital baiana aconteceu em 2021. Pela Série A daquele ano, Rodallega e Ytalo fizeram os gols do empate por 1x1, na Fonte Nova.

A partida deste domingo também pode ser encarada como uma espécie de revanche. No duelo entre técnicos portugueses, Pedro Caixinha levou a melhor sobre Renato Paiva na primeira rodada ao vencer por 2x1, em Bragança Paulista. Paiva agora terá a chance de dar o troco.

MANUTENÇÃO

Cada vez mais pressionado no comando do Bahia, Renato Paiva não deve fazer muitas mudanças na equipe. A tendência é que o treinador mantenha a base dos dois últimos jogos.

O tricolor tem dois desfalques por suspensão. O lateral esquerdo Ryan foi expulso contra o Atlético-MG e está fora de ação. Ele ficaria como opção no banco, já que o uruguaio Camilo Cándido assumiu a posição. E o atacante Biel foi relacionado contra o Atlético-MG apenas para receber o terceiro cartão, o que aconteceu. Recuperado da lesão na coxa, ele iniciou os treinos com o grupo durante a semana e está sendo preparado para enfrentar o Botafogo, dia 27, no Rio de Janeiro.

No Bragantino, a principal baixa é o lateral Juninho Capixaba. Velho conhecido da torcida tricolor, ele recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso.

O time paulista tem os retornos do volante Matheus Fernandes e do atacante Vitinho. Helinho, que se recupera de um estiramento muscular, também pode ser relacionado.

Confira as prováveis escalações:

Bahia: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Rezende, Thaciano e Cauly; Ademir, Everaldo e Rafael Ratão. Técnico: Renato Paiva. 

Red Bull Bragantino: Cleiton, Aderlan, Luan Patrick, Léo Ortiz e Guilherme; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Bruninho; Sorriso, Eduardo Sasha e Vitinho. Técnico: Pedro Caixinha.