Travessia Itaparica x Salvador é confirmada para dezembro com novas provas

Competição será nos dias 16 e 17 de dezembro, nas águas da Baía de Todos os Santos

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 5 de agosto de 2023 às 19:47

null Crédito: Divulgação/PMS

A Travessia Itaparica-Salvador, competição de natação em águas abertas das mais importantes das Américas, é confirmada para os dias 16 e 17 de dezembro, nas águas da Baía de Todos os Santos. O evento oficial da cidade, certificado pela FBDA - Federação Baiana de Despostos Aquáticos, contará com a presença de atletas de elite.

A competição reunirá atletas em um percurso de 12 km, concorrendo nas categorias masculino máster, feminino máster e elite, com largada na praia de Gameleira, na Ilha, e chegada na Praia do Porto da Barra, na capital baiana.

Pela 1ª vez sendo realizada em dois dias, no sábado (16) serão realizadas as provas da categoria mirim (07 a 09 anos), petiz (10 a 12 anos) e infantil a máster.

A competição terá provas de 500m, 1km, e outra novidade, é a de 6km, ou também chamada de MEIA TIS, em referência ao percurso completo da TIS de 12km. Já no domingo (17), 180 atletas saem de Vera Cruz com destino ao Porto da Barra.

"Temos um palco e tanto para receber as maiores e melhores provas em mar aberto do mundo. A Baía de Todos os Santos é a maior do Brasil, a segunda maior do globo, então fortalecer esse cenário com apoio a competições incríveis como essa é estratégico para nossa cidade", ressalta o prefeito Bruno Reis.

Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a Travessia é um evento muito especial para a cidade: "Uma das provas que fazem parte do calendário oficial da cidade e que favorece e muito o Turismo Esportivo. Mais detalhes dessa competição, entre outras muito importantes para nosso calendário de turismo esportivo, devem ser anunciados em breve pelo Prefeito Bruno Reis", conclui o gestor.

A lista dos classificados para as 180 vagas da TIS é anunciada pela FBDA após a realização das etapas do campeonato baiano, que se encerra em novembro, e ter o nome entre os selecionados é motivo de comemoração e orgulho entre os atletas. Para participar das demais provas não é exigido classificação prévia.

A organização e sua realização é feita pela Federação Baiana de Esportes Aquáticos (FBDA), em parceria com a Prefeitura de Salvador e Rede Bahia.

Por Kirk Moreno