Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Diretor de marketing do clube prevê inclusão no enxoval que será lançado em 2024
Daniela Leone
Publicado em 21 de novembro de 2023 às 11:39
O escudo do Vitória passará a ter uma estrela dourada em alusão ao título de campeão da Série B do Brasileiro 2023. A inclusão foi decidida por 87% dos votos de sócios do clube em enquete realizada no site oficial. No entanto, o torcedor pode precisar esperar um pouquinho para ver o time do coração entrar em campo com o uniforme atualizado com a conquista.
De acordo com o diretor de marketing do Vitória, Bruno Carvalho, existe a possibilidade de o Leão disputar o Campeonato Baiano ainda sem a estrela acima do escudo. O estadual 2024 começa em 14 de janeiro.
“Ainda não tem nada definido, mas a estrela deve ser aplicada no novo enxoval. Bem pouco provável acontecer no Baiano, pois o Baiano geralmente é disputado com o enxoval da temporada anterior”, afirmou ao CORREIO.
Carvalho explica que a inclusão da estrela provoca modificações no escudo que exigem ações a serem cumpridas.
“Precisa haver todo um processo antes. Comunicar ao Conselho, documentar que foi aprovado, fazer um redesign do escudo, precisa submeter à CBF. Existe um estudo que envolve muita coisa. Não é algo tão rápido”, afirmou o dirigente rubro-negro.
Diante disso, o clube ainda não definiu uma data para iniciar a venda de uniformes oficiais com a estrela dourada. “Não tem previsão ainda. Temos layouts e modelos de camisa desenhados, mas sem aplicação de estrela”, disse Bruno Carvalho.
ADAPTAÇÃO
Enquanto o clube prepara o lançamento da camisa oficial com a estrela, o torcedor do Vitória faz adaptações às que tem no guarda-roupa. O policial militar Gabriel Lima bordou o símbolo dourado em nove dos 18 mantos da coleção. “E a pretensão é colocar em todos”, avisou.
Ele é um dos muitos rubro-negros que utilizaram o serviço da loja de bordados Bahia Press, em Lauro de Freitas. Há exatamente um mês, um dia depois do Vitória vencer o Sampaio Corrêa por 1x0, no Castelão, em São Luís, o torcedor do Vitória e dono da loja, Adelmo Almeida, estampou uma faixa na porta com a frase ‘borde aqui a sua estrela’. “Ali eu tive a certeza do título. Digo a todos os microempresários que trabalhem sempre com planejamento e fé”, deu o recado.
A iniciativa gerou um incremento de 30% na renda da loja no mês de novembro. Em sete dias, cerca de 1.500 estrelas foram colocadas em camisas de torcedores. O Vitória confirmou o título de campeão da Série B na noite do último dia 14, após o Criciúma tropeçar diante do Guarani, no fechamento da 36ª rodada.
De lá para cá, 500 estrelas foram bordadas na loja e quase mil foram prensadas em uma ação realizada no estacionamento do Barradão, no último sábado (18), quando o Vitória venceu o Sport por 1x0 e ergueu a taça do torneio no gramado do estádio.
“Era emocionante ver o brilho nos olhos de cada torcedor prensando a sua estrela no peito. Chegamos às 11h da manhã no Barradão e não paramos em momento algum de prensar a estrela do nosso primeiro título nacional. A procura continuou durante o intervalo do jogo e no final do jogo também”, contou Adelmo, orgulhoso.
“Foi lindo demais ver os torcedores recebendo de volta a sua camisa já com a estrela prensada. Todos seguiam um rito. Recebiam as camisas de volta beijando a estrela, alguns em lágrimas”, relatou o empresário, emocionado.
Gabriel Lima já deu um jeito para desfilar com a estrela na camisa do Vitória ainda esse ano, mas está ansioso para ver o time do coração fazer o mesmo dentro das quatro linhas no ano que vem.
“A expectativa pra iniciarmos o próximo ano com esse uniforme é muito grande e, com certeza, vai ser um sucesso de vendas, eu não tenho dúvida disso”, afirmou. “É uma camisa muito esperada, pois era um título muito desejado e a gente precisa dar uma visibilidade grande”, completou o policial, que já sonha em colocar no peito uma segunda estrela.
“Com fé em Deus, ano que vem teremos, no mínimo, uma classificação para a Copa Sul-Americana, mas a gente espera uma Libertadores e, quem sabe, o título também”, vibrou.