10 respostas para dúvidas sobre o uso de lentes de contato

Médico explica como utilizá-las corretamente para proteger os olhos de infecções e problemas mais sérios

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 13 de março de 2024 às 18:25

Imagem Edicase Brasil
As lentes de contato devem ser usadas com o acompanhamento de um médico (Imagem: Africa Studio | Shutterstock) Crédito:

Com o aumento da popularidade das lentes de contato como uma alternativa aos óculos, surge também uma série de dúvidas e preocupações sobre seu uso e segurança. Muitas informações circulam na internet, algumas verdadeiras, outras nem tanto.

Neste contexto, o oftalmologista Leonardo Marculino, do Hospital CEMA, esclarece 10 dúvidas comuns sobre o uso das lentes de contato e explica como utilizá-las da maneira correta para evitar problemas nos olhos. Veja!

1. Todas as pessoas que usam óculos podem trocar por lentes de contato?

A lente de contato não serve para todos. Existem algumas pessoas que podem ter alguma doença que impossibilite seu uso. Quem tem olho seco severo, por exemplo, não pode usar lentes. Há inúmeras outras causas, e apenas um oftalmologista é capaz de avaliar caso a caso qual a melhor solução.

2. Não é aconselhável dormir com lentes de contato?

Ao dormir com lentes de contato, o risco de infecção é aumentado. O perigo existe porque dormir com a lente diminui a oxigenação da córnea, além de agravar o ressecamento ocular. O risco de ter infecção pode ser até 10 vezes maior do que o de uma pessoa que usa lente de contato apenas durante o dia, de maneira adequada.

3. A lente de contato precisa ser limpa com produtos específicos, não com soro fisiológico?

Quem usa lentes não deve usar soro fisiológico para nada, nem para enxaguar, nem guardar. A única exceção é o uso de lentes de contato escleral. Mas, no geral, a manutenção das lentes de contato convencionais envolve guardá-las no seu produto específico para diminuir riscos de infecção e obter o tratamento adequado.

4. A lente de contato pode ficar presa dentro do olho?

Não existe chance de isso acontecer. O que pode ocorrer é a lente escorregar para cima da pálpebra superior e ficar ali entre a conjuntiva e o globo ocular, mas ela não consegue ir para dentro do olho. Vale lembrar que, se a lente ficar nesse espaço, às vezes, é necessário ir ao oftalmologista retirar.

5. A lente de contato pode causar infecções?

O uso inadequado das lentes de contato, sem a higienização necessária, sem a troca no período correto, pode causar infecções sérias, capazes de levar até à cegueira.

Imagem Edicase Brasil
Lentes de contato são tão eficazes quanto óculos (Imagem: Andrey_Popov | Shutterstock) Crédito:

6. Lentes de contato são tão boas quanto os óculos?

Quando bem indicadas, elas darão uma visão, muitas vezes, até melhor do que com o uso de óculos . Porém, a lente deve ser usada de maneira adequada e sob supervisão do oftalmologista, que vai fazer o teste de adaptação dessas lentes para poderem ser usadas com o menor risco possível.

7. Não se deve nadar ou tomar banho usando lentes de contato?

Tomar banho, entrar no mar, piscina ou rio usando lentes de contato é arriscado devido ao risco de alguma infecção. Até mesmo ao lavar o rosto é preciso tirar as lentes a fim de evitar quadros de perda visual, causados por processos infecciosos.

8. Lentes de contato têm prazo de validade?

Cada tipo de lente tem um prazo específico de uso e validade. Esse período precisa ser respeitado de forma adequada. Muitas vezes, ocorre até mesmo uma irritação antes do prazo estipulado. Nesse caso, é melhor descartar a lente antes. Mas, se estiver tudo bem, o ideal é fazer o descarte no tempo estipulado visando diminuir o risco de ter alguma complicação nos olhos .

9. Lentes de contato coloridas podem prejudicar os olhos?

Do mesmo modo que as não coloridas. Porém, a lente colorida tem um risco maior para os olhos do que a não colorida. Isso porque o pigmento que dá a cor faz com que a troca de oxigênio entre o olho da pessoa e o ambiente seja diminuída e, com isso, há um aumento no risco de ter infecções, lesões na córnea, vascularização na córnea ou morte das células-tronco. O uso de lentes coloridas deve ser supervisionado pelo oftalmologista, e as consultas precisam ser mais frequentes.

10. O mau uso da lente de contato pode provocar cegueira?

A perda visual se dá tanto por infecção (que pode evoluir mal, perfurar o olho e até necessitar da retirada do globo ocular), como por desestruturação da superfície do olho (com perda das células-tronco, além de uma conjuntivalização, que ocorre quando a parte branca do olho cresce em cima de todo olho, levando a um tipo de cegueira). Nos casos infecciosos, há chance de cegueira irreversível. Por isso, o uso de lentes de contato envolve ter sempre supervisão de um oftalmologista.

Por Cíntia Ferreira